SALESIANOS COOPERADORES | Preparando o XII Encontro Nacional

Imagem: Divulgação
O XII Encontro Nacional será realizado em julho, em Manaus, e vai debater linguagens juvenis e desafios da vocação do Salesiano Cooperador.

Todas as revoluções tecnológicas amedrontaram de certa forma a humanidade. Dom Bosco, assim como o país em que nasceu, saiu de um ambiente rural para encarar as dificuldades de uma sociedade se transformando em urbana, em que as cidades começavam a lotar de pessoas sem lar e sem família. Ele enfrentou com amor e disponibilidade a revolução industrial em sua época. Quase duzentos anos depois, seus seguidores enfrentam uma nova revolução: a da linguagem na internet.

Desde a popularização dos smartphones e dos equipamentos de comunicação mais velozes, os jovens foram os primeiros a mergulhar e explorar as possibilidades desse tipo de interação rápida, o que fez com que acabassem criando mecanismos e até mesmo uma língua própria dentro desses meios de comunicação. Percebendo a dificuldade em acompanhar essa revolução, o XII Encontro Nacional dos Salesianos Cooperadores escolheu desvendar essa nova comunicação e discutir a vocação do Salesiano Cooperador dentro desse desafio.

Palestrantes

Para discutir e aproximar o universo da linguagem juvenil, o convidado é Maurício Perondi, doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, coordenador do Observatório Juventudes da PUC-RS e professor no Curso de Especialização em Juventudes da Faculdade Dom Bosco, de Porto Alegre. Perondi aponta a importância de trazer esse tema ao centro da discussão, pois acredita que quem trabalha com educação, juventudes e pastoral deve pensar sobre os desafios apresentados pelas novas tecnologias. “Segundo tendências atuais, estima-se que a cada seis anos temos uma geração de jovens com características diferentes das anteriores. Isso nos remete à importância de conhecer quais são estas mudanças e, desta forma, compreender melhor os jovens de hoje", afirma.

O outro convidado é Carlos Nazareno Borges, doutor em Educação e Salesiano Cooperador desde 1988. Na Associação, já foi coordenador, administrador e formador em conselhos locais das províncias de Manaus e Belo Horizonte, além de membro da Conferência Nacional por dois mandatos. Ele é o responsável pela palestra “Vocação e missão do Salesiano Cooperador”. Carlos Nazareno reforça a importância de manter hoje a tradição dos encontros nacionais. “O contexto atual do Brasil clama por um ‘novo Valdocco’, que se coloque como alternativa à violência e ao distanciamento a que a juventude contemporânea está exposta. Novos oratórios nas mais diversas realidades brasileiras demandam novos salesianos cooperadores, e é para isso que queremos nos preparar nesse próximo encontro nacional”, acrescenta.

Preparativos

A cada três anos, os salesianos cooperadores realizam um encontro nacional para aproximar as diversas realidades de missão dentro das seis províncias que compõem a região Brasil. Este ano, é a província de Manaus que recebe o evento. Os preparativos tomaram força desde julho de 2017, quando as inscrições foram abertas. Os centros locais da província receberam ainda material de formação específico em preparação ao evento.

A conselheira mundial dos Salesianos Cooperadores para a região Brasil, Alzira Maraes, reforça a necessidade de realização dos encontros. “É um evento que oferece a oportunidade do encontro fraterno, a felicidade do reencontro com os irmãos, a troca do conhecimento e de experiências vividas em diferentes províncias, centros locais e situações da nossa Região Brasil”, aponta.

Superando desafios

Para a coordenadora provincial de Manaus, Darlene Reis, os preparativos para o encontro são um desafio. “A organização de um evento desse porte, que aguarda em torno de 200 participantes oriundos de todo o Brasil, é um desafio, que se torna ainda maior devido à comissão organizadora estar espalhada em três estados: Pará, Rondônia e Amazonas”, conta.

Mas ela afirma que a distância geográfica não atrapalhou os esforços e que, seguindo o exemplo de Dom Bosco, foi possível buscar alternativas para vencer os obstáculos e realizar a missão. “A comissão organizadora vence a distância reunindo-se, mensalmente, utilizando os recursos de web conferência e outras ferramentas tecnológicas que nos permitem estar conectados e em sintonia de ideias na preparação para o nosso XII Encontro Nacional”, comemora.

Programação do XII Encontro Nacional

O XII Encontro Nacional dos Salesianos Cooperadores será em Manaus, AM, no Colégio Dom Bosco, de 12 a 15 de julho de 2018. O tema escolhido, “Novas Linguagens Juvenis: Vocação e Missão do Salesiano Cooperador”, encontra eco na solicitação que o Papa Francisco fez ao Reitor-mor dos Salesianos, padre Ángel Fernández Artime. Em carta, Francisco recomendou o discernimento sobre a realidade juvenil e pediu que a Família Salesiana educasse a juventude segundo a antropologia cristã à linguagem dos novos meios de comunicação e das redes sociais.
Os participantes do encontro chegarão a Manaus ao longo do dia 12 de julho e participarão, às 19h, da celebração eucarística, seguida de um jantar festivo de abertura. Na sexta-feira, dia 13, as duas palestras centrais serão realizadas no período da manhã. “Novas linguagens juvenis” será o tema tratado por Maurício Perondi e Carlos Nazareno Borges abordará “Vocação e missão do Salesiano Cooperador”. À tarde, será aberta uma exposição de banners com experiências exitosas nas seis províncias do Brasil.
O encontro terá lugar também para oficinas de trabalho, que serão realizadas na tarde de sexta-feira e na manhã de sábado, dia 14. No sábado à tarde, os participantes terão um momento de espiritualidade e confissões, seguidas de celebração eucarística. Na manhã de domingo, será realizada a sessão de encerramento, com a conclusão de uma carta de intenções, a oração de envio e, em reuniões por províncias, a avaliação do encontro e de como poderá colaborar nos trabalhos locais.
As inscrições para o XII Encontro Nacional ainda estão abertas e todas as informações estão no site http://cooperadoresbma.wixsite.com/encontronacional2018

Fonte: Boletim Salesiano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0