Comemorações do dia 21 de Abril

                                       

O vinte e um de abril
É um sábado feriado
Em várias partes do mundo
É um dia bem lembrado.
Pois os fatos da história
Indeléveis na memória
Nunca serão apagados.

Isso mesmo, vamos recordar alguns desses fatos, acontecimentos, nascimentos e mortes, registrados nessa data, ao longo dos anos e, por que não dizer, ao longo dos séculos.

Foi no dia 21 de abril do ano:

753 a.C. - Que aconteceu a fundação de Roma, por Rômulo e Remo, segundo reza a tradição histórica;

1500 - Que o Brasil foi descoberto, ou seja, que foram avistados os primeiros sinais de terra brasileira. Segundo o “ diário de bordo da nave capitania, ditado pelo próprio Pedro Álvares Cabral. Era precisamente às 17 horas do dia 21 de abril, e não 22.” Embora, não tenha eu o mérito de entrar na discursão.

1792 - Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, um revolucionário que liderou a Inconfidência Mineira, foi enforcado e esquartejado, no Campo da Lampadosa, Rio de Janeiro.

1918 - No início da 1º Guerra Mundial, que o piloto de caça, Manfreed von Richthofen (alemão) foi abatido e morreu quando sobrevoava os céus, na França;

1932 - Que na cidadezinha de Capela-SE, nasceu ROBÉRIO MORAES RAMOS, que se tornou salesiano, consagrando sua vida à causa da educação da juventude, na alegria de viver e fazer os outros felizes. Hoje, “seu” ROBÉRIO desempenha, com muito profissionalismo, o papel de Arquivista da História Salesiana do Nordeste do Brasil e do Mundo, em Recife, onde mora na casa inspetorial. Nossos PARABÉNS ao venerando  e admirado, Ir.ROBÉRIO!

1960 - Brasília é oficialmente inaugurada. E os três poderes da República são transferidos da antiga capital, Rio de Janeiro, para o Planalto Central, onde a cidade,  “sonhada por Dom Bosco”, ainda cheirava a cimento e os pássaros doidejando sobrevoavam-na, procurando seus ninhos na desaparecida floresta, substituída pela outra moderna “floresta arquitetônica” de inspiração mística. Brasília, “Patrimônio Mundial da Humanidade”, é o sonho concretizado de seu idealizador, Juscelino Kubitischek (+1976 aos74 anos) e o arquiteto Oscar Niemeyer (+ 2012 aos 104 anos), os quais deram à construção da nova capital, a origem de um urbanismo mais arrojados do mundo.

Pe. Valdemar Pereira
Salvador,17 de abril de 2018 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0