BONGI, Escola Dom Bosco | Projeto “Mais Poesia para o seu Dia” movimenta mês de Março.

Imagem: Divulgação
Neste mês de março, a Escola realizou o “Mais Poesia para o seu Dia”, evento realizado entre os dias 5 e 23, com o objetivo de fortalecer o protagonismo juvenil e proporcionar a construção de uma percepção poética da vida. Para o educador José Clécio, idealizador do projeto, o “Mais Poesia para o seu Dia” tem como ideia norteadora “dar condições ao jovem de ter voz e vez, através da poesia.” Assim, a partir da produção e verbalização de poesias autorais, é possível notar o quão importante é esse espaço no cultivo da democracia, criticidade e reflexão mediante o belo, o poético e o estético”
Além das discussões sobre os diversos movimentos literários que ocorreram no Brasil, também houve momentos de produção poética. A Rádio Intervalo organizou toda a sua programação com poemas e poesias de autores brasileiros; e foi preparado o “Espaço Poesia”, onde os alunos puderam ter contato com autores pernambucanos e brasileiros e suas obras.
Charnoma Medeiros, aprendiz da turma do curso de Assistente Administrativo, ressaltou a relevância do Mais Poesia, "Pois senti algo novo, algo interessante e desafiador na tentativa de compreender temas atuais da literatura e da política, por exemplo", enfatizou a jovem.

Por conseguinte, os jovens Maxwell Amaral e Gabriel da Silva, também aprendizes, colocaram em relevo o seguinte: "Sentimos a poesia mais próxima de nós. Foi uma oportunidade de poder criar, criticar e refletir a nossa sociedade, a nossa existência".

O protagonismo e a interação entre turmas diferentes foi um dos pontos mais elogiados pelos educadores e funcionários que participaram do evento. Já o jovem Sílvio Menezes, aprendiz da escola, falou da abertura que teve para conhecer mais os movimentos literários e como a arte e a poesia levam a pensar em espaços mais democráticos e numa sociedade melhor. 

As poesias autorais participaram de um concurso, onde os educadores escolheram os melhores textos, que serão publicados em um livreto, tipo cordel, e distribuído para os alunos e educadores.

Por José Clécio - Educador
e Wagner Alcoforado – Coordenador de Pastoral

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0