Dia Nacional do Livro – 18 de Abril

Imagem: Divulgação
O Livro, como um amigo silencioso, existente nas bibliotecas,  livrarias e         estantes dos escritórios, nas mochilas dos estudantes... é um tesouro precioso, de alto valor e respeito. Devemos amá-lo e usá-lo como fonte  de alimento    para

O nosso crescimento intelectual. O que é mesmo o livro? É um “conjunto de    folhas impressas, onde o escritor coloca suas ideias”. Sua origem data do século XV, após o surgimento da prensa tipográfica por Johannes Gutenberg (1398-1468), veio à lume o primeiro livro, que recebeu o nome de  “Biblia de Gutenberg.” Este fato marcou a passagem da era medieval para a era moderna.

Já o primeiro livro impresso no Brasil foi “Marília de Dirceu (Cartas Chilenas)” em 1812, escrito  por Tomás Antônio Gonzaga.

Monteiro Lobato, autor de vários escritos para o universo infanto/juvenil, entre os quais Jeca Tatu, e Sítio do Pica-Pau Amarelo, fundou, em 1925, a Companhia Editora Nacional, abrindo assim grandes possibilidades para o avanço de livros paradidáticos. Hoje, homenageamos esse grande escritor, que disse, certa vez: “O livro é como a sobremesa: tem que ser posto debaixo do nariz do fregues”. Querendo assim dizer que os livros são produtos de consumo, “quem não lê, mal  ouve, mal fala, mal vê”. E eu diria: O livro é para ser lido / o pão para se comer / o vinho é pra ser bebido / e a PAZ  para viver.

“De três coisas precisamos para o nosso viver feliz: a benção de Deus, bons livros e bons amigos”, disse Larcordaire (1828-1861). E o poeta Castro Alves (1847- 1871), na sensibilidade de sua visão cultural, enalteceu o livro com esses bonitos versos:

                            “Oh! Bendito o que semeia

                            Livros, livros de mãos cheias

                            E leva o povo a pensar!

                            O livro caindo n’alma,

                            É germe que faz a palma,

                            É gota que faz o mar!”.

Pe. Valdemar Pereira  
Salvador, 12 / 04 /2018

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0