RECIFE, Colégio Salesiano Sagrado Coração | Bom Dia especial reflete sobre o combate ao bullying

Imagem: Divulgação
Na manhã da última sexta-feira (7), o Brasil promoveu, pela primeira vez, o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola. A data marca aniversário da tragédia do Realengo, quando um ex-estudante da Escola Municipal Tasso da Silveira invadiu uma sala de aula e atirou contra as crianças, causando 11 mortes. O assassino, de 24 anos, cometeu suicídio, em seguida.

Foi dentro desse tema tão importante, que o Bom Dia do Fundamental II e Ensino Médio começou com uma reflexão sobre o Bullying, onde coube uma manifestação contra esse tipo de violência física ou psicológica intencional e repetida, praticada por um indivíduo ou grupo de indivíduos, que causa dor e angústia, executada dentro de uma relação desigual de poder. A vivência finalizou-se com a execução do Hino Nacional e hasteamento da bandeira. Já na Quadra Pe. Marinho, o Ensino Fundamental I fez uma apresentação voltada ao tema, com uma paródia da música "Asa Branca", de Luiz Gonzaga.

A questão do bullying é pauta constante no trabalho da Rede Salesiana de Escolas (RSE). Dentro dessa perspectiva, o Colégio Salesiano realiza uma série de ações com todas as turmas, lançando mão de vários recursos para combater esse tipo de agressão repetitiva, que deixa marcas para o resto da vida na pessoa atingida.

Estudos mostram que em 20 por cento dos casos, o praticante de bullying também é vítima. Nas escolas, a maioria dos atos de bullying ocorre fora da visão dos adultos e grande parte das vítimas não reage ou fala sobre a agressão sofrida.

Para combater a violência na escola, o Ministério da Educação (MEC) coordena ações que visam capacitar docentes e equipes pedagógicas para promover a cidadania, empatia e o respeito, numa cultura de paz e tolerância mútua.

Confira a paródia utilizada na apresentação do Ensino Fundamental I.

BULLYING  (ASA BRANCA/Luiz Gonzaga)

Você sabe o que é bullying?
Preste atenção, atenção, vou te falar
É um ato de violência
Que marca o físico e o pensar.

Bullying afeta muita gente
É algo chato de suportar
Meu amigo, fique na sua e
Não deixe ninguém te chatear.

Causa dor, decepção,
É muita judiação
Xingamento sem motivo,
Ameaça e intimidação

Até mesmo os mais antigos
Viveram tal situação
Que causou mágoa e depressão
Plantou angústia no coração.

Bote a mão na consciência
Promova a humanização
Viva em paz e harmonia
E vença a discriminação

Por André Negreiros, Comunicação Salesiano Recife

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0