PJS | Visita de Animação: Um processo em construção de uma nova mentalidade pastoral

Neste ano, a Equipe de Pastoral Inspetorial assumiu como ação prioritária, em seu processo de animação, o acompanhamento das Equipes de Pastoral de nossas Casas – Colégios e Centros de Formação Profissional – e dos Conselhos Locais da AJS. Nos últimos anos, a prática da visita de animação pastoral vem crescendo quanto ao seu entendimento e mudança de mentalidade dos agentes pastorais.

A visita de animação é o momento de encontrar Salesianos e Leigos que estão inseridos na ação pastoral, buscando alimentar e fortalecer a sinergia do trabalho e tendo clareza dos objetivos que deverão ser alcançados.

As experiências até agora realizadas têm proporcionado uma descoberta pastoral valiosa, valorizando a dimensão do acompanhamento e da escuta, como chave de crescimento na ação educativo pastoral. Estamos numa crescente mudança de mentalidade pastoral, e com esta, queremos fortalecer os processos de educação integral dos nossos educadores e educandos.

JABOATÃO – Escola Nossa Senhora Auxiliadora

Imagem: Divulgação
Aconteceu no último dia 19 de abril, a visita de Animação Pastoral à Escola Nossa Senhora Auxiliadora, em Jaboatão. Marcado pelo clima de família, a Equipe de Pastoral foi acolhida com alegria e entusiasmo pela Equipe Pedagógica, Pastoral e Direção Executiva.
A visita priorizou um momento de formação e partilha sobre o Coração do Educador Salesiano, segundo o Quadro Referencial da Pastoral Juvenil, enfatizando que o processo de pastoral deve permear toda ação pedagógica de uma Escola Salesiana. Foi significativo perceber os resultados alcançados diante dos processos pedagógicos e pastorais na formação integral dos alunos, assegurando a vivência do binômio educar e evangelizar.
Um dos momentos marcantes foi o contato com os alunos em sala de aula nas séries do Fundamental I. Mensagens e músicas foram expressões de carinho manifestado pelos educandos e educadores à Equipe de Pastoral.
Tivemos um momento com o coordenador de Pastoral para partilharmos a caminhada pastoral, considerando os avanços e desafios na caminhada, a partir do planejamento anual que está realizado.
Encerramos a visita de Animação Pastoral conversando com a Diretora Elisangela Mendes, apresentando algumas reflexões e encaminhamentos para o fortalecimento dos trabalhos desenvolvidos a nível pedagógico e pastoral. 

LAJEDO – Conselho da AJS

Imagem: Divulgação
No dia 21 de abril, foi realizada a visita de Animação Pastoral ao Conselho Local de Lajedo, que compreende a articulação de 04 grupos das comunidades de Imaculada, Pau Ferro e Lagoa do Meio. Após a oração inicial, conduzida pelo P. Cézar Rodrigues, que recordou a imagem de Jesus, o Bom Pastor, que faz parte da Espiritualidade Juvenil Salesiana, os jovens coordenadores e assessores partilharam a caminhada, apresentando os pontos de crescimentos e desafios encontrados na caminhada.
O P. Eudes Barreto pediu ao conselho local que estivesse presente a formação do conselho local e consequentemente dos grupos, a transparência financeira em todas as campanhas realizadas e atenção à dimensão vocacional no itinerário de formação, buscando identificar jovens que sentem o desejo de consagrarem sua vida a Deus e à Igreja, como salesiano de Dom Bosco.

RECIFE – Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios

Imagem: Divulgação
O dia 23 abril foi marcado pela visita de Animação Pastoral na Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios. O primeiro momento foi reservado para Equipe Pedagógica, Pastoral e Direção Executiva para, juntos, partilharmos a caminhada de como estão sendo desenvolvidos os processos pastorais e pedagógicos visando a formação integral dos jovens.
Iluminados pela temática, segundo o Quadro Referencial da Pastoral Juvenil, o Coração do Educador Salesiano, identificamos elementos de como a ação pastoral permeia o agir pedagógico na Escola Dom Bosco. Em seguida, realizamos o encontro com  o Coordenador de Pastoral, Wagner para, juntos, compartilharmos o planejamento pastoral, os avanços e desafios encontrados na caminhada.
Por fim, concluímos conversando com a Diretora Mirelly, deixando algumas sugestões e encaminhamentos, visando sempre mais um crescimento em nossa ação educativo pastoral. Atualmente, a Escola Dom Bosco atende 972 aprendizes, 60 jovens em cursos gráficos, 120 jovens no coletivo Coca- Cola, totalizando 1.152 jovens.

Por Padre Eudes Barreto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0