RECIFE - Colégio Salesiano Sagrado Coração | Alunos dos 1ºs anos participam de formação humana e religiosa

Imagem: Divulgação
Com o objetivo de valorizar o sonho na vida das crianças das turmas iniciais do Ensino Fundamental, o setor de Pastoral, composto por Alzira, Cici, Ana Cristina e Chico, colocou em ação nesta quinta-feira (5) o projeto “Sonhar”, um encontro de formação humana e religiosa para os estudantes dos 1°s Anos. Na oportunidade, uma programação especial com reflexões, desenhos, recreação e lanche coletivo movimentaram os participantes, que souberam aproveitar cada momento com entusiasmo. Refletir sobre o Sonho realizado por Dom Bosco estava entre os objetivos principais do evento.

Todos sabem que o sonho é uma experiência que possui significados distintos se for ampliado um debate que envolva religião, ciência e cultura. Para a ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Para Freud, os sonhos noturnos são gerados, na busca pela realização de um desejo reprimido. Para a religião, o sonho é comparado à utopia.

Utopia tem como significado mais comum a ideia de civilização ideal, imaginária, fantástica. Pode também ser utilizado para definir um sonho ainda não realizado. Uma fantasia, uma esperança muito forte. Utopia é um projeto humanista de transformação social e representa aspectos capitais do humanismo renascentista. Em diversas tradições culturais e religiosas, o sonho aparece revestido de poderes premonitórios ou até mesmo de uma expansão da consciência.

Nesse contexto, o exemplo mais próximo de nós é o Sonho de Dom Bosco. Na biografia do fundador dos Salesianos (Pia Sociedade de São Francisco de Sales), é possível elencar inúmeros sonhos, desde o primeiro, ainda na infância, quando se vê brigando com outros meninos.

Conforme a simbologia que ajuda a interpretar o sonho, Jesus Cristo se aproxima de Dom Bosco e lhe diz para educar “não com pancadas, mas com mansidão e caridade”. Cheio de sonhos, ele colocou um de seus ideais em prática ao criar o Sistema Preventivo a partir da educação infanto-juvenil e do ensino profissional. Por isso, um dos últimos momentos do evento se deu com a interpretação teatral, em que Dom Bosco conta às crianças o sonho que ele teve aos 9 anos. Depois desse ato, cada aluno recebeu um travesseiro como lembrança do encontro.

Por André Negreiros

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0