RECIFE - Colégio Salesiano Sagrado Coração | Alunos dos 1ºs anos participam de formação humana e religiosa
Imagem: Divulgação |
Todos sabem que o sonho é uma experiência que possui significados distintos se for ampliado um debate que envolva religião, ciência e cultura. Para a ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Para Freud, os sonhos noturnos são gerados, na busca pela realização de um desejo reprimido. Para a religião, o sonho é comparado à utopia.
Utopia tem como significado mais comum a ideia de civilização ideal, imaginária, fantástica. Pode também ser utilizado para definir um sonho ainda não realizado. Uma fantasia, uma esperança muito forte. Utopia é um projeto humanista de transformação social e representa aspectos capitais do humanismo renascentista. Em diversas tradições culturais e religiosas, o sonho aparece revestido de poderes premonitórios ou até mesmo de uma expansão da consciência.
Nesse contexto, o exemplo mais próximo de nós é o Sonho de Dom Bosco. Na biografia do fundador dos Salesianos (Pia Sociedade de São Francisco de Sales), é possível elencar inúmeros sonhos, desde o primeiro, ainda na infância, quando se vê brigando com outros meninos.
Conforme a simbologia que ajuda a interpretar o sonho, Jesus Cristo se aproxima de Dom Bosco e lhe diz para educar “não com pancadas, mas com mansidão e caridade”. Cheio de sonhos, ele colocou um de seus ideais em prática ao criar o Sistema Preventivo a partir da educação infanto-juvenil e do ensino profissional. Por isso, um dos últimos momentos do evento se deu com a interpretação teatral, em que Dom Bosco conta às crianças o sonho que ele teve aos 9 anos. Depois desse ato, cada aluno recebeu um travesseiro como lembrança do encontro.
Por André Negreiros
Comentários
Postar um comentário