Semana Santa nas escolas

Salesiano - Carpina

Na segunda-feira, 10 de abril, os alunos da educação infantil percorreram os corredores da escola encenando a Caminhada de Ramos, marcando o início da Semana Santa. Padre Rondón acompanhou todo o trajeto com as crianças, encerrando com uma celebração na Capela São Domingos Sávio, que também teve a participação de pais e responsáveis.
Na terça-feira (11) foi a vez dos alunos do ensino fundamental I terem o seu momento. As turminhas apresentaram as estações da Via Sacra, e também contou com a presença de familiares, além do nosso P. Rondón, que falou sobre a importância de refletir sobre a Paixão de Cristo.


Na quarta-feira (12), muitos momentos de celebração e reflexão sobre a Paixão e Ressurreição de Cristo, em todos os setores. Nossos alunos do ensino fundamental II e médio começaram a manhã com um forte momento de oração, enquanto as crianças da educação infantil apresentavam a cena da Última Ceia no Teatro Dom Bosco. No fim do dia, uma celebração especial com professores e colaboradores na Capela São Domingos Sávio.




Salvador: 

Grupo de teatro encena Paixão de Cristo 

O grupo teatral composto por estudantes do Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré), na capital baiana, interpretou vários momentos da vida de Jesus. Alunos e ex-alunos, sob a direção e produção do professor e teatrólogo, Gustavo Nery, compõem a produção, que foi apresentada no dia 8 de abril.

A novidade deste ano é o fato de ter sido um musical com canções tocadas e interpretas ao vivo. Neste ano, o estilo musical foi escolhido para apresentar momentos da vida de Jesus, em especial, suas últimas horas. As canções passearam entre Chico Buarque, Milton Nascimento, Roberto Carlos, Pitty, Baiana System, Maria Bethânia e outros da música brasileira, sempre pontuando com emoção a dramaturgia da peça.

O elenco conta com cerca de 40 alunos, sendo que 10 assumem a banda ao vivo e os outros se dividem entre a interpretação dos personagens e o canto.  São 32 personagens, em mais de 11 cenas, em atos simultâneos.

O espetáculo teve ainda apresentações exclusivas para alunos, professores e comunidade educativa nos dias 11 e 12 de abril, pela manhã, nas duas unidades; Salesiano Dom Bosco (Paralela) e Salesiano do Salvador (Nazaré).

Confissão de preparação para Páscoa
O Papa afirma que “nem o confessor por demais tolerante, nem o confessor rígido, é misericordioso”: “O primeiro, porque diz: “Continue, isso não é pecado, continue, continue!” O outro, porque diz: “não, a lei diz...”. Mas nenhum dos dois trata o penitente como irmão, toma-o pela mão e o acompanha em seu percurso de conversão! (...) Misericórdia significa cuidar do irmão ou da irmã e ajudá-lo a caminhar”. Animados por essas palavras os padres Salesianos: Eliano Queiroz, ldelfonso Mesquita e Paulo Andrade atenderam penitentes na capela do Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela). As confissões aconteceram entre os dias dia 3 e 7 de abril, e contou ainda com a orientação da pastoral do colégio para animar os estudantes que desejaram essa preparação para Páscoa.

Parnamirim

Durante a Semana Santa, o Colégio Salesiano Dom Bosco organizou momentos muito significativos para os educandos dos ensinos fundamental e médio com apresentações teatrais protagonizadas pelos alunos. A realização da encenação da Paixão de Cristo buscou despertar nos educandos o verdadeiro sentido da celebração pascal, apresentando os últimos passos de Jesus antes de sua crucificação. São dias especiais para a comunidade educativa salesiana que vivencia a sua identidade cristã católica e procura promover a reflexão dos alunos para a Ressureição do Senhor.​


Recife - Sagrado Coração


Procissão de Ramos com alunos do infantil

Na manhã de hoje (11), alunos da Educação Infantil participaram da Procissão de Ramos pelos corredores do Colégio. Embora a celebração seja realizada no tradicional Domingo de Ramos, uma semana antes da Páscoa, os estudantes manifestaram sua fé comemorando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, evento da vida de Cristo mencionado nos quatro evangelhos ( Marcos, 11:1; Mateus, 21: 1-11; Lucas, 19: 28-44 e João, 12: 12-19). A procissão encerrou-se na Quadra Dom Bosco com a celebração da Última Ceia, simbolicamente representada pelas próprias crianças.

De acordo com os relatos dos evangelhos, Jesus chegou montado em um jumento em Jerusalém e o povo, festivo, lançou seus mantos à sua frente, assim como pequenos ramos de árvores. A multidão cantou parte de um salmo ( Salmo, 118: 25-26) — "Salva-nos agora, te pedimos, ó Javé; Ó Javé, envia-nos agora a prosperidade. Bendito seja aquele que vem em nome de Javé, Da casa de Javé vos abençoamos.

Na liturgia romana, este dia é denominado de "Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor". Em muitas denominações cristã, o Domingo de Ramos é vivenciado pela distribuição de folhas de palmeiras para os fiéis reunidos na igreja. Em lugares onde é difícil consegui-las por causa do clima, ramos de diversas árvores são utilizados.



Alunos celebram Páscoa.

Esta terça-feira(18) foi marcada pela fé de alunos e professores, que celebraram a ressurreição de Jesus como libertação, transformação e vida nova. A missa, presidida pelo Padre Raimundo Nonato, diretor do Salesiano Recife, aconteceu na Basílica do Sagrado Coração e foi organizada pelo Setor de Pastoral.

Na oportunidade, educadores e alunos puderam refletir sobre o verdadeiro sentido da Páscoa do Senhor, sendo convocados pelo celebrante a aprender a amar, seguindo o exemplo de doação que Jesus nos deixou. Páscoa é uma celebração da Igreja em homenagem a ressurreição de Jesus Cristo.


No dia 19/04 foram realizadas encenações da Paixão de Cristo (Fundamental I)

Aracaju

Encenação Paixão de Cristo


No dia 12 de abril aconteceu a encenação da Paixão de Cristo apresentada por nossos alunos do 1° ano da Educação Infantil, orientados pelas Professoras Priscila Siqueira, Syslene Tenório, Kelly Carvalho e Assistente Pedagógica Eutímia Manoela. O belíssimo cenário foi elaborado por Javerson Helly, coordenador de eventos, e pela equipe de apoio.
A peça inicia-se no momento da Última Ceia, seguida por momentos como oração no Jardim de Getsêmani, traição de Judas Iscariotes, prisão, crucificação e ressurreição de Jesus.
O Colégio Salesiano parabeniza toda equipe envolvida e principalmente os alunos, pelo empenho nesse projeto.


Jaboatão - Colônia

De 10 a 12 de março o Salesiano Jaboatão, vivenciou a semana santa com várias atividades. Nos dias 10 e 11 a equipe de pastoral realizou o Renovat. O encontro teve a finalidade de refletir sobre a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Os alunos vivenciaram momentos reflexivos, deixando como gesto concreto suas falhas na cruz de Cristo com o propósito de melhorar cada vez mais. Na quarta-feira 12, os alunos do fundamental 1 juntamente com os educadores encenaram a via sacra.  Foram momentos onde foi visível a emoção expressada nos rostos dos presentes.  Neste mesmo dia aconteceu o "Renovat" com os Educadores que foram convidados a confrontar a vida com os apelos deixados pelos alunos na cruz. Durante todo o dia foi realizado o sacramento da confissão pelo Padre Leandro, SDB no turno da manhã e Padre Pereira, SDB o turno da tarde. ”Esta semana deve ficar marcada como uma grande renovação em nossas vidas”, afirmou o coordenador de pastoral Márcio Silva. Finalizamos o dia com o compromisso de continuarmos a vivenciar a semana santa em cada localidade, desejando assim ressuscitar com Cristo no Domingo de Páscoa.


Fonte: coordenadores de comunicação das Escolas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0