Formação Salesiana: Encontro de Salesianos Assistentes


Dos dias 31/03 a 02/04, em Natal, ocorreu o primeiro Encontro de Assistentes (Tirocinantes) de 2017, do qual participaram cinco dos seis assistentes de nossa inspetoria (Deyvison Santana, José Geraldo, Josemar Abel, Paulo Henrique e Raimundo Luan), todos orientados pelo Pe. Herisson Leandro, delegado inspetorial para a Formação. O objetivo dos encontros de assistentes é promover para aqueles que estão vivenciando a fase da Assistência Salesiana (Tirocínio) momentos de formação, convivência fraterna e partilha de experiências. O encontro realizado em Natal teve início na sexta-feira (31/03) com a visita ao Instituto Maria Auxiliadora, colégio das Filhas de Maria Auxiliadora em Natal. Lá fomos acolhidos pelo vocacionado Giovanni, que nos apresentou as dependências do colégio.

Posteriormente, os participantes seguiram rumo ao Colégio Salesiano São José, onde foram acolhidos pelo Pe. Robson Barros que apresentou o colégio e toda a problemática que gira em torno da segurança e da obtenção de excelência na educação da juventude. O almoço aconteceu na Comunidade Salesiana de Gramoré, na qual foram acolhidos pelo diretor Pe. Gilvan Galdino. Após o almoço os salesianos conviveram com os jovens oratorianos do turno vespertino, participaram do "boa tarde" e ficaram brincando e jogando com eles durante o intervalo. Posteriormente, retornaram para a Casa Salesiana São José (no Bairro da Candelária) onde celebraram a Eucaristia, jantaram e conviveram com os membros da comunidade. No sábado (01/04), já na Vivenda Dom Bosco (praia de Cotovelo), após a missa e o café-da-manhã, houve os momentos de formação.

No primeiro momento de formação a Srª Kênia, colaboradora na administração dos colégios de Natal, apresentou assuntos básicos sobre a administração de uma empresa, dando enfoque para a liderança e para os processos de seleção e contratação de colaboradores. Foi um momento muito rico de introdução ao mundo empresarial. Já o segundo momento de formação foi ministrado pelo Pe. Robson, que mostrou os papéis do diretor, do ecônomo e do assistente dentro da comunidade religiosa, enfocando as diversas problemáticas que existem na vida em comunidade, o que constituiu outro momento de grande importância para os formandos. As partes da tarde e noite do sábado foram destinadas para passeios e convivência entre os irmãos.

 No domingo pela manhã, os assistentes participaram da missa presidida pelo Pe. Leandro na capela do Colégio Dom Bosco de Parnamirim, com grande participação dos fiéis da comunidade. Retornando para a Vivenda, houve o momento da partilha de experiências, algo essencial para um maior entrosamento entre os assistentes. O encontro terminou com o almoço do domingo. Os assistentes da ISNEB são imensamente gratos aos salesianos de Natal pela acolhida e disponibilidade!


Por: Raimundo Luan, SDB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0