Brasil sedia Seminário Continental de Animação Missionária



Começou no dia 23 de abril, em Cachoeira do Campo, MG, o Seminário Continental de Animação Missionária, com o tema “O Primeiro Anúncio e a Missão Salesiana”.  O encontro foi aberto com uma celebração eucarística presidida pelo assessor para o Setor de Pastoral Juvenil e Missões, padre Martín Lasarte.

O encontro, que segue até o dia 30 de abril, reúne participantes das inspetorias da América e das Casas Gerais FMA e SDB, com sedes em Roma, na Itália. São 41 Filhas de Maria Auxiliadora; dois salesianos coadjutores; cinco leigos e leigas; 24 salesianos sacerdotes e um presbítero secular convidado da Argentina, padre Carlos Tazzioli. Neste dia 24 de abril será feita uma memória do caminho realizado até este momento, com a apresentação e estudo do Documento Síntese. 

Da nossa inspetoria do nordeste, participa o salesiano Raimundo Luan.

Sobre o segundo dia
O segundo dia do Seminário Continental de Animação e Formação Missionária, que está sendo realizado no Retiro das Rosas, Cachoeira do Campo – MG, teve início com a oração das Laudes, na qual aprofundamos o primeiro anúncio presente no Antigo Testamento, destacando a intervenção da jovem serva de Naamã. Tal reflexão foi conduzida pela irmã Maria Ko.
O ponto forte da manhã foi a conferência do padre Alfred Maravilla que apresentou a síntese das oito jornadas de reflexão sobre o Primeiro Anúncio realizadas em vários países do mundo. Esta sintese deu origem ao livro “O Primeiro Anúncio Hoje”. Ao final da conferência, houve a divisão em grupos para estudo dos capítulos separadamente, dinâmica que tomou parte da manhã e da tarde, culminando em uma partilha geral no fim do dia.
Às 18:45 foi celebrada a missa presidida pelo padre Orestes Carlinhos Fistarol, inspetor da Inspetoria Salesiana São João Bosco.
O dia terminou com as palavras de “Boa Noite” da irmã Madalena Scaramussa, inspetora da Inspetoria Salesiana Santa Terezinha, que apresentou uma bela reflexão a respeito da história e devoção a Nossa Senhora Aparecida.
Terceiro dia 
Primeiro Anúncio e escuta da Palavra de Deus. A proposta do dia estava voltada para uma atmosfera orante. Após a oração das Laudes, na qual agradecemos o dom da vida da Ir. Alaíde Deretti, Conselheira Geral para o Âmbito das Missões, que fazia aniversário, houve um momento de divisão em pequenas comunidades para uma partilha de experiências pessoais acerca do Primeiro Anuncio.
Ao fim deste momento, todos se reuniram no auditório para ouvir a experiência de Primeiro Anúncio vivida por Pe. Carlos Tazzioli, diocesano, em uma paróquia de periferia que atravessa situações de extrema pobreza e marginalização na Argentina. Sua apresentação foi um grande exemplo das mudanças ocorridas a partir de um trabalho pastoral em chave de Primeiro Anúncio. Pe. Carlos destacou a opção preferencial pelos pobres feita pelo Magistério latino-americano, que supõe uma Igreja a serviço com o Povo de Deus e que coloca a pessoa humana no centro de sua ação pastoral evangélica
Após o almoço, todos ouviram as palavras da Ir. Maria Ko a respeito do livro de Ruth pelas quais falou do Primeiro Anúncio no amor familiar. Ir. Maria lembrava que este livro do Antigo Testamento se dá em um contexto familiar de dor, perdas, pobreza, mas que pela sensibilidade e fidelidade feminina Deus fala ao coração das pessoas envolvidas naquela trama. Em síntese, a abordagem do retiro perpassa as relações humanas que se tornam terreno de milagre, espaço no qual Deus manifesta sua ternura providente, ocasião na qual Ele supera as expectativas e sempre surpreende o mundo. Posteriormente, todos foram convidados a um momento de deserto. A culminância do retiro foi a Celebração Eucarística presidida por Pe. José Paulino (BBH).
No momento do jantar, foi cantada a tradicional canção dos “Parabéns”, em seis diferentes línguas, para a Ir. Alaíde, concluindo com o corte de um bolo de aniversário.
A conclusão do dia se deu pelo “boa-noite” do Pe. Guillermo Basañes, Conselheiro Geral para o Dicastério das Missões, que destacou a beleza do que foi partilhado pelo Pe. Carlos em sua explanação, fazendo uma ligação com o exemplo de Dom Bosco.
Autores: Cassiana Ferreira, BPA / Cintia Blanco, CAR / Raimundo Luan, BRE.

Fonte: Inspetoria São João Bosco (BBH)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0