Salesianos em Missão durante a Semana Santa

Diferentemente dos sacerdotes que estão em comunidades paroquiais ou em escolas com serviço de capelas e santuários, os padres que trabalham em serviços inspetoriais ou na diretoria de algumas obras durante a semana santa tem disponibilidade durante a semana santa de se colocarem em missão a serviço do povo de Deus que em tantos lugares necessitam da presença religiosa para vivenciarem melhor sua fé.

Aqui destacamos os relatos do Delegado para Pastoral juvenil, P. Eudes, do vice-inspetore delegado para Comunicação, p. João Carlos e do responsável pela Animação Vocacional e Formação, P. Herison Leandro.



Missão em Areia Branca - Pe. Eudes Barreto

Durante o Tríduo Pascal estive na Paróquia Nossa da Conceição em Areia Branca - RN. Está Paróquia é formada por 23 comunidades. Tive a alegria de assistir as Comunidades de Santo Antônio e Nossa Senhora de Fátima na Praia de Upanema.  As celebrações foram bem participadas e vivenciadas com um espírito de fé e piedade que marcaram o clima espiritual do Tríduo Pascal.
Outras Comunidades da Paróquia também foram assistidas pela presença dos Salesianos P. José Venturelli e Luan que celebraram em Ponta do Mel  - Comunidade de São Sebastião, Praia de Cristóvão, Comunidade de São Cristóvão, Praia da Redonda, Comunidade de São Pedro e Praia da Entrada- Comunidade de São José.

O jovem Marcelo da Comunidade de Gramore estive como missionário nas Comunidades de Casqueira I e II. E o seminarista da Diocese de Santa Luzia - Mossoró, vivenciou o Tríduo Pascal nas Comunidades do Arraial - São Francisco de Assis- e das Pedrinhas - Comunidade Santa Clara.

Na Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Areia Branca ficaram os Padres Cézar- Pároco da cidade- e Delio- que pertence a Comunidades Salesiana de Natal - RN. O espírito missionário que nos motivou a sairmos de nós mesmos e de nossas comunidades locais nos ajudou a viver em clima de fé o Tríduo Pascal desse ano.

Missão em Caetés /Abreu e Lima - Pe. Leandro Cavalcanti

Fizemos a experiência do Tríduo Pascal junto aos salesianos de Caetés e realizamos as celebrações na Comunidade do Caetés II (lavar pés), Caetés I (vigília pascal) e Comunidade Nossa Senhora das Graças já área rural (missa de Páscoa).
Na sexta-feira e sábado fizemos a experiência de rezar o ofício divino das comunidades (na sexta-feira o ofício foi precedido pela via sacra pelas ruas com a intenção dos jovens)
Junto comigo estavam três jovens: Nicolas (aspirante) e dois vocacionados Hudson (Carpina) e Erivaldo (Teotônio Vilela -AL).


Missão em Russinha/ Gravatá - Pe. João Carlos Ribeiro


Russinha, um cantinho salesiano no agreste de Pernambuco

Um tríduo pascal missionário. Pe. João Carlos e três voluntárias da AMA estiveram na Comunidade de Russinha, área rural do Município de Gravatá, paróquia de N. Sra. das Graças. Russinha é formada por uma comunidade de agricultores, plantadores de abacaxi, com muita gente que trabalha nas cidades próximas e adolescentes e jovens que frequentam escolas ou faculdades fora do distrito. O povoado tem uma capela centenária dedicada a N. Sra. de Lourdes. A comunidade conta com um bonito coral de jovens, catequese de crianças, terço dos homens e um grupo que reza o terço nas casas.

O padre e as três missionárias – Eunice, Aliança e Litha – animaram todas as celebrações do tríduo pascal: a ceia do lava-pés, a celebração da tarde da sexta, a vigília pascal e a missa do domingo de páscoa, sempre com muita participação do povo. Organizaram encontros com as crianças e com os jovens e visitaram várias famílias. Voltaram edificados com a simplicidade de vida daquelas famílias, a sua forte fé católica e o seu sentido de acolhida e hospitalidade.

A comunidade guarda traços salesianos muito interessantes. Anualmente, há 19 anos, participam da Romaria Salesiana ao Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora. Há 9 anos,  funciona um grupo da oração do terço nas casas, sob o patrocínio da Virgem Auxiliadora. E muitos guardam na memória uma colônia de férias que lá aconteceu há algum tempo atrás. E a razão desse contato com o mundo salesiano:  um jovem que se tornou cooperador salesiano e seu irmão que chegou a pós-noviço. Hoje, o cooperador é também padre diocesano. E o ex-salesiano é coordenador do Centro Educacional Dom Bosco de Jaboatão, Valdeci. O terreno está pronto para uma nova edição da Colônia de Férias em 2018.

Carpina recebe o P. Inacio Vieira
 
Durante a semana santa, a nossa comunidade  recebeu a  visita  do Padre Inácio, que reside no instituto de teologia em São Paulo, o mesmo veio contribuir com atividades pastorais da paróquia e ofereceu aos aspirante uma aula sobre a importância do tríduo pascal na vida cristã.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0