AMA | Via Sacra da Fraternidade é tradição na cidade há 18 anos

Imagem: Paulo Thiago
Os primeiros raios de sol brilharam ao som das orações e de cantos que vinham do Pátio de São Pedro, na manhã desta quarta-feira santa, 28 de março, no Recife. Desde as 6h, os fiéis se juntavam ao padre João Carlos em preparação para a tão esperada Via Sacra da Fraternidade. O pátio ficou repleto. Gente chegando de todo lugar, estudantes, donas de casa, trabalhadores, pessoas que conservam consigo a tradição desta caminhada que acontece há 18 anos.

A Via Sacra começou às 08h da manhã, com a coordenação do padre João Carlos e a bênção inicial do padre Paulo Sérgio Vieira, responsável pelo Vicariato Soledade. A primeira estação foi contemplada ainda no pátio de São Pedro. Os jovens da Escola Dom Bosco do Bongi carregaram a cruz e iniciaram a caminhada penitencial.

O percurso seria longo, cerca de 3 horas de meditação sobre a paixão, morte e ressureição de Jesus, nas suas 14 estações espalhadas pelo comércio do Recife. A cada momento, um grupo se alternava na “penitência” de carregar a cruz de madeira, pesando em torno de 100 quilos. Jovens, adultos, idosos, viúvas, homens e mulheres, levados a refletir sobre a sua vida e as dificuldades enfrentadas a cada dia.

A santa Missa, presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, foi o ponto alto do dia. Dom Fernando enfatizou a importância de ações como essas e parabenizou todo o trabalho realizado pelo padre João Carlos e a Associação Missionária Amanhecer - AMA. Para o arcebispo, “a via sacra é uma tradição que leva as pessoas que estão nas ruas, os transeuntes, comerciários, entre outros, a penetrarem um pouco no mistério da paixão, morte e ressureição de Jesus”.

À luz do tema da Campanha da Fraternidade “Fraternidade e a superação da violência”, diversas personalidades da sociedade foram convidadas a dar seu testemunho sobre os serviços prestados nessa área. Entre elas, o Defensor Geral do Estado, Manoel Jerônimo, a Delegada da Mulher Ângela Patrícia, a Deputada Estadual Terezinha Nunes e Josenildo Sinésio, gerente da secretaria de Mediação de Conflitos Habitacionais do Estado de PE.

A repercussão na mídia foi total. Toda imprensa esteva presente para ser testemunha desse ato público da fé cristã. 

Por Viviane Arruda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0