RECIFE – Colégio Salesiano Sagrado Coração | Vida de Jesus faz alunos refletirem sobre sentido da Semana Santa

Imagem: Divulgação
Durante toda a semana que antecede a Páscoa, os estudantes do Colégio Salesiano Recife refletiram sobre alguns momentos da vida de Jesus para vivenciarem a Semana Santa com espírito de fé e esperança.

26/03 - Vivências

A equipe de Pastoral coordenou vivências que relembraram as ações do Salvador, com o objetivo de ajudar cada estudante a pensar sobre suas atitudes, levando-os a realizar, pessoalmente, um ato penitencial, a partir dos relatos históricos sobre a passagem do Cristo pela terra.

27/03 - Encenação da Paixão de Cristo do Ensino Fundamental I e vivência dos funcionários

As cenas, representadas pelos próprios alunos (atores) no período da manhã, apresentaram detalhes dos acontecimentos mais inquietantes que levaram à execução do homem mais influente que já caminhou sobre este planeta. Durante a apresentação, foi possível observar um pouco dos fatos que envolveram sua vida e o contexto histórico da época, tais como as pregações, os milagres, o perdão à pecadora arrependida, além da crucificação e ressurreição do Messias.  No período da noite, a equipe Pastoral organizou momentos de reflexão com a equipe de funcionários e professores.

O instigante relato sobre Jesus e seu tempo, feito pelos estudantes, trouxe ricas descrições sobre os costumes do Império Romano, a vida dos judeus da época e sua maneira de enxergar o mundo. Nesse sentido, a plateia composta por alunos e educadores, testemunhou eventos históricos e políticos que tornaram inevitável a morte de Jesus de Nazaré.

28/03

Durante a manhã do dia 28/03, o destaque foi para as vivências da Semana Santa, realizada na Educação Infantil. Utilizando os mesmos moldes do Fundamental I, alguns pais, coordenados pela Pastoral, trouxeram a história da Procissão de Ramos e da Última Ceia. Esta última aconteceu na Quadra Dom Bosco, onde os alunos puderam participar de um momento que simbolizou a partilha do corpo e do sangue de Jesus Cristo. À tarde, foi a vez do Tempo Integral entrar em cena com a apresentação do espetáculo da Paixão de Cristo. Pais e familiares aguardavam ansiosos Jesus e seus apóstolos surgirem. Era impossível não abrir um sorriso quando a meninada entrou caracterizada e encenando os momentos da Semana Santa.

As vivências, promovidas pelo Salesiano Recife, objetivaram mostrar que a Semana Santa é o convite de Deus para a aventura de uma vida rica de bênçãos e vitórias. Tudo aconteceu rapidamente, como é a própria vida.

Por André Negreiros, Comunicação Salesiano Recife

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0