RECIFE, Colégio Salesiano | Dia Nacional do Livro Infantil

Imagem: Divulgação
O Dia Nacional do Livro Infantil foi comemorado na manhã desta terça-feira (18), pelas crianças da Educação Infantil. Criada em 2002, a data é homenagem ao escritor Monteiro Lobato, nascido em 18 de abril de 1882. Inspirado em uma das obras mais populares de Monteiro Lobato, o setor se transformou em um cenário do Sítio do Picapau Amarelo. Dona Benta, Tia Nastácia, Emília, Cuca, Saci, Visconde de Sabugosa, Pedrinho e Emília, foram alguns dos personagens incorporados pelas professoras do setor, que entusiasmaram os estudantes no Bom Dia.

O livro faz toda a diferença na formação de uma criança. Embora estejamos na era da informática, as histórias infantis fazem a criançada viajar num mundo de fantásticas aventuras e encantam todas as idades. O livro constitui um meio fundamental para conhecer os valores, os saberes, o senso estético e a imaginação humana. Como vetores de criação, informação e educação, permitem que cada cultura possa imprimir seus traços essenciais e, ao mesmo tempo, ler a identidade de outras. Janela para a diversidade cultural e ponte entre as civilizações, além do tempo e do espaço, o livro é ao mesmo tempo fonte de diálogo, instrumento de intercâmbio e semente do desenvolvimento.

As crianças têm suas formas de olhar o mundo e de se expressar, precisando assim receber uma educação que se conduza para a construção de um país melhor. É aí que entra uma das nossas propostas educacionais, de encantar a criança para o mundo da leitura e despertar a curiosidade, condição inerente à inteligência humana.

Por André Negreiros

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0