RECIFE// Páscoa é celebrada com fé por alunos e professores

Esta quinta-feira(16) foi marcada pela fé de alunos e professores, que celebraram a ressurreição de Jesus como libertação, transformação e vida nova. A missa, presidida pelo Padre Raimundo Nonato, diretor do Salesiano Recife, aconteceu na Basílica do colégio e foi organizada pelo Setor de Pastoral. Na oportunidade, educador
es e alunos refletiram sobre o sentido da Páscoa do Senhor, e foram convocados a aprender a amar, seguindo o exemplo de doação que Jesus nos deixou. Dois evangelhos ajudaram na reflexão do dia.

A cena do evangelho de Jo 20, 19-31(Missa do Ensino Fundamental II) é marcada por sinais que apontam para grandes dificuldades em reconhecermos a presença do ressuscitado entre nós: Já é noite (domínio das trevas), as portas do lugar onde os discípulos encontram-se reunidos estão fechadas e o medo toma conta de todos! Um ambiente praticamente impenetrável, onde é destacável o fechamento tanto estrutural quanto dos corações. Entretanto Jesus rompe todas as barreiras, entra no recinto, põe-se no centro, mostra as marcas da paixão e faz a primeira, das duas, proclamações pascais: “a paz esteja convosco” (v.19 e 21), sendo que na segunda vez o dom da paz é tomado como base ou pressuposto para o envio na missão: “Como o Pai me enviou também eu vos envio”(v.21b).
Já a cena do evangelho deJo 3, 31-36 (Missa do Ensino Médio) mostra que há uma insistência muito forte em nossa vida: crer ou não crer. Não crer em Cristo significa perder o sentido da vida e perder-se também na busca de Deus. Crer em Cristo é crer em Deus e recusá-lo é recusar a Deus. O importante para o homem é aceitá-lo com fé. Fazer isso significa entrar em relação com Deus. 

Por: Coordenação de comunicação / Salesiano Recife

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0