Recife// 3ª edição do Kerigma: paróquia promove retiro diferente para os jovens na semana santa

Entre os dias 02 e 05 de abril foi realizado  a terceira edição do Kerigma, retiro de Semana Santa promovido pela Pastoral juvenil da Paróquia Salesiana Nossa Senhora de Fátima, em San Martin - Recife. O Tema este ano foi: "Se compreenderdes isso e praticardes, felizes sereis" Jo  13,17. No total, durante os quatro dias, participaram uma média de 150  adolescentes e jovens. É um momento de retiro e ao mesmo tempo de participação da Semana Santa dentro da própria comunidade, visto que as celebrações são vivenciadas junto com todos paroquianos.
Esse ano a Articulação da Juventude Salesiana da Paróquia contou com a ajuda de 11 jovens da Paróquia da Assunção de Maria, de Rio Doce - Olinda, que vinheram para contribuir na realização do retiro

O Kerigma iniciou às 15h da quinta-feira santa (02/04) e foi até o almoço do domingo de Páscoa (05/04), os jovens participantes iam e voltavam pra casa no final do dia para dormir, retornando assim no dia seguinte, só os jovens da coordenação da Articulação da Juventude e os jovens da Paróquia de Olinda eram que permaneciam e dormiam no local. 

Na Sexta-Feira da Paixão do Senhor, 29, foi feita uma via-sacra: desde a Igreja de São João Bosco até a Matriz Nossa Senhora de Fátima, durante a qual os jovens carregaram a Cruz de Cristo com a maior das disposições, contagiando as família e pessoas que ali se reunia. 


No sábado após a celebração da Vigília Pascal os jovens junto com os paroquianos saíram as ruas, para assim anunciar que Cristo havia ressuscitado, uma caminhada da luz, que teve seu fim na Praça de Eventos Noel Rodrigues, localizada em San Martin, onde ali todos celebravam com alegria a Ressurreição do Senhor, acompanhados por um ministério de música Jovens Sarados da Paróquia de Olinda. Durante todo retiro fizeram-se também momentos de deserto, partilha, adoração ao Santíssimo.


Participante de todo evento, o jovem Eduardo Mano pontuou: "o Kerigma me trouxe a graça de perceber que, para conseguir alcançar a felicidade, eu não preciso fugir dos meus problemas. A verdadeira felicidade é aquela em que eu sei que haverão dificuldades e sacrifícios, mas que acima de tudo isso, há uma promessa maior a esperar por mim." Já para Vitória Magalhães foi um momento de alegria, partilha e novas amizades, mas não apenas isto: "foi acima de tudo momento de renovação e oração! Passar uma semana santa diferente só fez fortalecer minha caminhada, me dando a certeza do caminho que eu devo seguir". afirmou. 

Na preparação, foi feita ampla divulgação e sensibilização da comunidade para realização do Kerigma, visto que este tinha a inscrição gratuita.  O apoio do pároco, Pe. Laércio Lima, e do responsável pelos Jovens, Pe. Fábio Leite, foi fundamental. 

Após o retiro, também estão sendo  realizados momentos de partilha e reencontro. Muitos jovens ainda não engajados em grupos juvenis, a partir do retiro, passam a integrar de forma mais efetiva na vida da comunidade paroquial.


Da Redação NH / 
Com informações: Rebeca Figueiroa e Daniela Thaís


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0