Recife// Bullying: Não faça parte dessa história

Esta quinta-feira(30) começou com uma reflexão sobre o Bullying, realizada pelos alunos do 8º ano, que se manifestaram contra esse tipo de violência física ou psicológica intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos, que causa dor e angústia, executadas dentro de uma relação desigual de poder. Na oportunidade, eles leram um texto com a intenção de fazer alunos e educadores refletirem sobre o assunto e se colocarem contra esse tipo de violência.
No texto lido pelos alunos do 8° ano fica claro como o agressor inferioriza e se impõe sobre o outro, na tentativa de superá-lo em termos físicos e psicológicos, e de satisfazer seu ego. Nesse sentido, os estudantes pediram para que o agressor se colocasse no lugar da vítima, que sofre com as possíveis consequências dessa ação.
A questão do bullying   é pauta constante no trabalho da Rede Salesiana de Escolas (RSE). Dentro dessa perspectiva, a psicóloga Vitória Quintas, juntamente com os professores, realiza uma série de ações com todas as turmas do Ensino Fundamental II, lançando mão de vários recursos para combater esse tipo de agressão repetitiva, que deixa marcas para o resto da vida na pessoa atingida. Conforme Vitória, esse tipo ação mostra que, “através do outro, vejo quem sou, e crio o outro para me tornar superior sobre ele”.
Estudos mostram que em 20 por cento dos casos, o praticante de bullying também é vítima. Nas escolas, a maioria dos atos de bullying ocorre fora da visão dos adultos e grande parte das vítimas não reage ou fala sobre a agressão sofrida. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0