RECIFE// Colégio Salesiano realiza Semana da Cidadania

PJE e AJS realizam debate sobre mídia e cidadania

O grupo Jovem da PJE/AJS estudantes Solidários do colégio salesiano Recife debateu a partir da temática da semana da cidadania, cujo tema é: Juventude, mídia e sociedade. Os jovens foram questionados a refletir como a mídia vê o jovem e que rosto de juventude a mídia exibe? 
 A partir da iluminação bíblica "anunciem a boa nova a toda humanidade" os jovens foram confrontados sobre que tipo de anúncio à mídia anda realizando e o que nós jovens cristãos, estamos anunciando? Nesse evento contamos com a presença do pós-noviço salesiano Luan, integrante da Equipe inspetorial de Pastoral Juvenil, que participou e contribuiu nas reflexões do grupo. 
A semana da cidadania aconteceu entre os dias 13 e 17 de abril em nosso colégio com muita discussão e conscientização. Além desta, outras atividades foram desenvolvidas.


Sobre a Semana  da Cidadania e o Colégio Salesiano Recife
De 13 a 18 de abril a Igreja no Brasil celebra a Semana da Cidadania, cujo tema deste ano é: “Juventude, mídia e sociedade”; o lema escolhido é uma fala do Papa Francisco: "A nossa comunicação seja azeite perfumado pela dor e vinho bom pela alegria". Para a reflexão, foi escolhida a iluminação bíblica: "Anunciem a Boa Notícia para toda a humanidade" (Mc 16, 15b). Esta semana é organizada pelas pastorais da juventude da CNBB (PJE - pastoral da juventude estudantil ; PJMP - Pastoral da juventude do meio popular ; PJR - Pastoral da juventude Rural e PJ - Pastoral da juventude), além do apoio das congregações e institutos.  
No Salesiano Sagrado Coração a proposta da CNBB tem sido vivenciada através das várias opções de grupos, que visam construir um pensamento crítico sobre as mídias de forma concreta. O projeto de educomunicação implantado pelo setor de Comunicação da escola oferece pelo menos três alternativas que ajudam os jovens a atingir maior criticidade sobre o que é veiculado pelos meios de comunicação de massa. Os grupos de Teatro, Jovens Comunicadores da Rádio Dom Bosco e Jovens Comunicadores da TV Salesiana são formas concretas pelas quais a proposta da Igreja tem sido trabalhada intensamente pelos que optam participar de uma dessas opções oferecidas pela escola. Esses grupos preparam e realizam peças teatrais, programas de rádio e de TV, usando um olhar crítico sobre as mídias e o mundo.

----

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0