Recife// Vivência espiritual para a Semana Santa no Colégio Salesiano

Procissão de Ramos com alunos do Infantil

No início desta Semana Santa, alunos da catequese e da Educação Infantil participaram da Procissão de Ramos pelos corredores do Colégio. Embora a celebração seja realizada no tradicional Domingo de Ramos, uma semana antes da Páscoa, os estudantes manifestaram sua fé comemorando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, evento da vida de Cristo mencionado nos quatro evangelhos ( Marcos, 11:1; Mateus, 21: 1-11; Lucas, 19: 28-44 e João, 12: 12-19). No caso dos catequisandos, a cerimônia terminou na Basílica do Colégio com um momento oracional. Quanto a Educação Infantil, a procissão encerrou-se no ginásio de esportes com a celebração da Última Ceia, simbolicamente representada pelas próprias crianças.
De acordo com os relatos dos evangelhos, Jesus chegou montado em um jumento em Jerusalém e o povo, festivo, lançou seus mantos à sua frente, assim como pequenos ramos de árvores. A multidão cantou parte de um salmo ( Salmo, 118: 25-26) — "Salva-nos agora, te pedimos, ó Javé; Ó Javé, envia-nos agora a prosperidade. Bendito seja aquele que vem em nome de Javé, Da casa de Javé vos abençoamos.
Na liturgia romana, este dia é denominado de "Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor". Em muitas denominações cristã, o Domingo de Ramos é vivenciado pela distribuição de folhas de palmeiras para os fiéis reunidos na igreja. Em lugares onde é difícil consegui-las por causa do clima, ramos de diversas árvores são utilizados.

Alunos realizam Via-crúcis na quadra do Fundamental I

Nesta segunda (30), estudantes do Ensino Fundamental participaram da Via-crucis em um das quadras cobertas do colégio. Organizado pela Pastoral, o evento deu oportunidade para os alunos pudessem relembrar de forma ilustrativa, o "caminho da paixão", trajeto seguido por Jesus carregando a cruz, que vai do Pretório de Pilatos até o Calvário.
A via-sacra, que foi organizada pelo setor de Pastoral, consistiu em que os alunos percorressem, mentalmente, a caminhada de Jesus ao carregar a Cruz, meditando simultaneamente à Paixão de Cristo. Tal exercício, muito usual nesse tempo da quaresma, teve sua origem na época das Cruzadas (do século XI ao século XIII): os fiéis que, então, percorriam na Terra Santa, os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir, no Ocidente, a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em jerusalém.

Educadores participam de vivência espiritual para a Semana Santa


Nesta quarta-feira (01/04) professores e funcionários do colégio participaram de uma vivência espiritual em preparação à Semana Santa. Para tanto, o setor de Pastoral, aliado ao de Comunicação, prepararam um ambiente em que os educadores pudessem reviver, com profundidade, alguns passos do sofrimento de Cristo, para a salvação dos homens. Com a ajuda dos Grupos Jovens e do Art`Salé de Teatro, cenas como o lava-pés, agonia de Jesus no horto, encontro de Jesus com sua mãe na via-crucis, a crucificação e a ressurreição, proporcionaram fortes emoções aos participantes do momento oracional. Antes, porém, todos forma motivados abrir o coração para viver com intensidade o mistério da quaresma e o tempo pascal, começando com o acolhimento dos colegas com os quais convivem semanalmente. Após essa introdução penitencial e acolhimento entre os participantes, seguiram-se as cenas da vida de Jesus.
Na oportunidade, cada cena interpretada pelos jovens era seguida pelo silêncio e uma reflexão feita por Padre Nonato, diretor do Salesiano, e Luiz Carlos, coordenador geral. Entre os momentos mais fortes do evento, está o lava-pés, em que o Padre Nonato e Luiz Carlos deram o exemplo simbólico de serviço e humildade ao lavar os pés de alguns educadores. Outra cena muito emocionante, foi a oração no Horto das Oliveiras, quando Jesus agonizou e pediu que fosse feita a vontade do Pai. Nesse instante, os atores questionaram se os educadores agiam fazendo a vontade deles, ou a de Deus. A cena do encontro entre filho e mãe também marcou esta manhã de reflexão. Na ocasião, as educadoras que estavam presentes à celebração, relembraram as situações de sofrimento vivenciadas por todas às mães, embora durante a reflexão tenha sido reforçada a ideia de que, com o sofrimento de Jesus, Deus faz nova todas às coisas. A cena da crucificação também sensibilizou a todos, principalmente, com a instituição de Maria como mãe de todos os homens, seguida do último grito e suspiro de Jesus. Finalmente, a cena da ressurreição, que se deu na basílica, mostrou como ela continua acontecendo com a continuidade do evangelho na missão de Dom Bosco e de seus seguidores. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0