Recife// Alunos fazem adaptações de clássicos da literatura regional para o teatro


Os vestibulares da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), UPE (Universidade de Pernambuco) e da UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco) são a realidade mais próxima para os alunos do Ensino Médio. Nesse sentido, além de correr atrás de outros conteúdos, os estudantes precisam conhecer a fundo as obras literárias que são recorrentes nas provas dessas universidades. Para auxiliar nesse aprendizado, a professora de Língua Portuguesa da 1ª e 2ª série do Ensino Médio, Lícia Souza, resolveu inovar, realizando, há 2 anos, dois projetos em que os alunos fazem adaptação para o Teatro dos livros exigidos nos  vestibulares.
Os alunos da 1ª série realizam o Projeto “Movimento Armorial”, cujo objetivo é ler, entender e interpretar através da cena teatral obras como “O Auto da Compadecida”, “O Casamento Suspeitoso”, “A Pedra do Reino”, “O Santo e a Porca” e “O Amor de Fernando e Isaura”. Idealizado por Ariano Suassuna, a literatura do Movimento Armorial pretende criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste Brasileiro. Tal movimento procura orientar para esse fim todas as formas de expressões artísticas: música, dança, literatura, artes plásticas, teatro, cinema, arquitetura, entre outras expressões.
Obras lidas e adaptadas:
·         A Pedra do Reino (Ariano Suassuna)
·         O Santo e a Porca (Ariano Suassuna)
·         O Amor de Fernando e Isaura (Ariano Suassuna)
·         O Auto da Compadecida (Ariano Suassuna)
·         Casamento Suspeitoso (Ariano Suassuna)

No que se refere a 2ª série, o projeto trabalhado por Lícia Souza é “Romantismo em Ação”. O objetivo é levar os alunos a perceber o rompimento da tradição clássica, imposta pelo período árcade, e o surgimento de novas concepções literárias. Para tanto, os estudantes leram “Memórias de um Sargento de Milícia”, “O Guarani”, “Cinco Minutos e a Viuvinha”, “Diva” e “Senhora”. De um modo geral, essas obras apontam para a observação das condições do estado de alma, das emoções, da liberdade, desabafos sentimentais, valorização do índio, a manifestação do poder de Deus através da natureza acolhedora ao homem, à temática voltada para o amor, para a saudade, o subjetivismo.
Obras lidas e adaptadas:
·         O Guarani (José de Alencar)
·         Cinco Minutos e a Viuvinha (José de Alencar)
·         Diva (José de Alencar)
·         Memórias de Um Sargento de Milícia (Manuel Antônio de Almeida)
·         Senhora (José de Alencar)

O pensamento que sustenta os projetos implementados por Lícia Souza é que, além de ler, discutir em sala de aula e responder uma ficha com questões sobre as obras, os alunos fiquem com uma memória visual, criando uma linguagem que eles conseguem entender. Por isso, todas as histórias são adaptadas e apresentadas recheadas de conteúdo, abordando também a importância da preservação da cultura regional e brasileira. Para a professora, através do teatro cada livro surpreende com uma estética diferente.

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