Recife // Técnica e beleza na escolinha de Ginástica Rítmica do Salesiano

A Ginástica Rítmica Desportiva (GRD) é uma ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais. Combinados aos elementos da música, balé, teatro e técnica, ela desenvolve harmonia, graça e beleza em movimentos criativos, traduzidos em expressões pessoais que transmite, acima de tudo, satisfação estética aos que a assistem. Aqui no Salesiano, os treinamentos são iniciados em média aos 6 anos de idade.
Conforme especialistas, nessa idade, as crianças possuem um potencial desenvolvimentista para estar no estágio amadurecido da maior parte das habilidades motoras fundamentais. Por isso mesmo, envolve movimentos de corpo e dança de variados tipos e dificuldades, realizados em harmonia com a música e combinadas com o manejo de aparelhos próprios: corda, arco, bola, maças e fita. Na escolinha do Salesiano Recife, a professora Rosângela Dourado introduz o uso de aparelhos de forma lúdica para que a criança vá se adaptando às características de cada um deles.
Todo o trabalho que é desenvolvido na escolinha de Ginástica Ritmica do Salesiano tem como objetivo a graça, a leveza, a beleza e a técnica. Por isso, Rosângela mostra para as crianças como é importante que seus movimentos revelem harmonia e entrosamento com a música, num ambiente de expressão corporal contextualizada inclusive pelos sentimentos transmitidos através do corpo delas. Nesse sentido, tudo o que é realizado na escolinha, faz-se em função do desenvolvimento do corpo em sua totalidade, por meio dos movimentos naturais aperfeiçoados pelo ritmo e pelas capacidades psicomotoras nos âmbitos físico, artístico e expressivo. É por reunir essas características, que a GR é chamada de desporto-arte.
Apesar disso, a rotina de GR exige os seguintes esforços: força, energia, flexibilidade, agilidade, destreza e resistência. Por isso, os elementos corporais obrigatórios como: andar, correr, saltar, saltitar, balancear, circunduzir, girar, equilibrar, ondular, executar pré-acrobáticos, lançar e recuperar, são a base indispensável dos exercícios individuais e conjuntos.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0