Enviados na alegria”: 85ª Assembleia Semestral da União dos Superiores Gerais

ANS – Roma) – Conclui-se hoje, 29 de maio, no Salesianum, em Roma, a 85ª Assembleia Semestral da União dos Superiores Gerais (USG), chamada a refletir sobre o tema: “Enviados na alegria. Missão da Vida Consagrada na Igreja do Papa Francisco”.
Na manhã de quarta-feira, depois da saudação inicial do Presidente USG, P. Adolfo Nicolás SJ, foi lida a reflexão do P.Bruno SecondinOCarm. Na contribuição foram delineados os “novos horizontes” do projeto eclesial do Papa Francisco, “primeiro Papa a não ter vivido diretamente o Concílio”, mas a lhe representar o “fruto mais sazonado”, tendo-lhe assumido o método, o espírito e o sopro carismático. Dentre os tópicos que a Vida Consagrada (VC) pode sorver da atitude papal,o P.Secondin ilustrou três,retomando as indicações que o então Dom Bergoglio ofereceu ao Sínodo sobre a VC, de 1994:“estar no meio do Povo de Deus”;“garantir uma clara e responsável identidade carismática”;“imergir na realidade histórica”.
O segundo dia de trabalhos da Assembleia USG iniciou com a relação do Geral dos Dominicanos, P. Bruno Cadoré, o qual esclareceu que enquanto a VC se radica na tradição monástica da renúncia às coisas do mundo, o Papa Francisco a chama a “sair” e a chegar-se às “periferias existenciais”, na perspectiva de um êxodo mais decididamente “missionário”, cujos passos fundamentais são: primado de Deus, sequela de Cristo, celebração da vida como dom para os outros, solidariedade com os mundos contemporâneos e, por fim, dinâmica do encontro e do diálogo.
Abertos por uma breve relação do P. Mario AldeganiCSJ,os trabalhos pós-meridianos prosseguiram por grupos linguísticos,solicitados a refletir acerca do papel de animação dos Conselhos gerais e da sua incidência na vida das Províncias religiosas.Numa situação de maior autonomia organizativa e decisória dos Superiores provinciais com os seus Conselhos,disse o P. Aldegani,“torna-se realmente essencial a nossa capacidade e o nosso empenho de sermos autorizados perante eles”.
Hoje, sexta-feira, 29 de maio, terceiro e último dia de trabalhos, depois da apresentação da síntese dos grupos linguísticos feitos hoje, os perto de 100 Superiores Maiores presentes dialogaram amplamente com o Prefeito e o Secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica (CIVCSVA), Cardeal João Braz de Aviz e Dom José Rodríguez Carballo OFM respectivamente.
Publicado em 29/05/2015
Fonte: InfoANS

Assine  e receba a newsletter diária da Agencia mundial de Notícias Salesianas, clique aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0