Começou o Encontro Mundial de Bispos Salesianos em Turim

Entre abraços e alegria, como amigos que voltam a se rever depois de muito tempo e que muito têm a partilhar, os bispos salesianos iniciaram no fim da tarde de quinta-feira, 21 de maio, o seu encontro. Em espírito de comunhão e fraternidade, cardeais, arcebispos e bispos ouviram com atenção a mensagem de boas-vindas a eles dirigido pelo X sucessor de Dom Bosco, padre Ángel Fernández Artime, reitor-mor dos salesianos.

O Encontro segue até o dia 25 de maio e conta com quase 90 participantes, dentre Cardeais, Arcebispos e Bispos ativos quer nas variadas Dioceses do Mundo, quer no menor dos Estados do mundo – o Vaticano. Haverá Pastores de realidades missionárias de todo em todo especiais, como a Prelazia de Mixes; ou como o Vicariato do Chaco Paraguaio; ou como a Prefeitura do Azerbaijão… Assim como haverá Bispos e Purpurados que serviram ou servem junto à Santa Sé.


Alguns dados:
Os salesianos ordenados Bispos são, hoje, 256. Dom Bosco pôde ver a ordenação episcopal do primeiro salesiano, João Cagliero. Os seus Sucessores viram muitos outros. Sob o reitorado do P. Rua foram três os bispos salesianos; do P. Álbera, oito, mais um nomeado depois da sua morte. O P. Rinaldi viu treze. O P. Ricaldone, 33. O P. Ziggiotti, 27. O P. Rícceri, 28. O P. Viganó, 60; o P. Vecchi, 27; o P. Chávez, 47; e o P. Fernández Artime, até agora, 2.                        
Tendo como ponto de referência a sequência dos Sumos Pontífices, os Bispos salesianos nomeados e ordenados foram: 3 com Leão XIII: 3 com Pio X; 6 com Bento XV; 24 com Pio XI; 35 com Pio XII; 14 com João XXIII; 30 com Paulo VI; nenhum com João Paulo I; 102 com João Paulo II; 34 com Bento XVI; e 5 com o Papa Francisco

Com informações: InfoANS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0