Recife// Coroação de Nossa Senhora

Alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I começaram a quinta-feira (28) realizando a coroação de Nossa Senhora. Esse símbolo permanece vivo na fantasia, especialmente infantil. Daí a importância da coroação de Nossa Senhora. Ela toca o coração inocente das crianças que se encantam do rito, do canto, da roupa, do conjunto gestual, de participar desse mundo diferente, bonito, de pureza.
Entretanto, a coroação também arrebata jovens e adultos, para um nimbo suave e agradável. Isso porque jamais perdemos a dimensão simbólica da vida. Por isso, vivenciamos com gozo tal momento litúrgico. O visível da inocência terrestre a coroar a Virgem do Céu arranca-nos da realidade tão pouco inocente e tão longe do céu. A coroação de Nossa Senhora pertence ao patrimônio espiritual da Igreja. Mantê-la viva resguarda riqueza da alma religiosa brasileira.
Nesse sentido, a presença da Virgem Maria na vida e cultura do povo, malgrado o solapamento que vem sofrendo por parte de crentes influenciados por ondas de outra cultura e origem, permanece um valor, independentemente de devoções pessoais. Vibra a corda interior que nos torna a vida mais humana, sensível, poética. Eleva-nos de cotidiano desgastante e estressante para a presença do mistério. Maria simboliza, na sua realidade de Mãe de Jesus e de seus seguidores, o necessário lado feminino da fé e da religião.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0