Recife// Crianças vivenciam projeto Sonho

Com o objetivo de valorizar o sonho na vida das crianças do 1° ano do Ensino Fundamental, o setor de Pastoral colocou em ação nesta quinta-feira (7) o projeto “Sonho”. Na oportunidade, uma programação especial com teatro, oração, desenho, filme e lanche coletivo movimentaram as crianças que souberam aproveitar com entusiasmo. Refletir sobre o sonho realizado por Dom Bosco estava entre os objetivos principais do evento.
Todos sabem que o sonho é uma experiência que possui significados distintos se for ampliado um debate que envolva religião, ciência e cultura. Para a ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Para Freud, os sonhos noturnos são gerados, na busca pela realização de um desejo reprimido. Para a religião, o sonho é comparado a utopia.
 Utopia tem como significado mais comum a ideia de civilização ideal, imaginária, fantástica. Pode também ser utilizado para definir um sonho ainda não realizado. Uma fantasia, uma esperança muito forte. Utopia é um projeto humanista de transformação social e representa aspectos capitais do humanismo renascentista. Em diversas tradições culturais e religiosas, o sonho aparece revestido de poderes premonitórios ou até mesmo de uma expansão da consciência.
Nesse contexto, o exemplo mais próximo de nós é o sonho de Dom Bosco. Na biografia do fundador dos Salesianos (Pia Sociedade de São Francisco de Sales) é possível elencar inúmeros sonhos, desde o primeiro, ainda na infância, quando se vê brigando com outros meninos e um homem. Conforme a simbologia que ajuda a interpretar o sonho, Jesus Cristo se aproxima de Dom Bosco e lhe diz para educar “não com pancadas, mas com mansidão e caridade”. Cheio de sonhos, ele colocou um de seus ideais em prática ao criar o Sistema Preventivo  a partir da educação infanto-juvenil e do ensino profissional. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0