Recife// Tecnologias ajudam na aprendizagem de Matemática


A nível mundial, o ensino e a aprendizagem passam atualmente por um profundo processo de renovação. Renovação não apenas de conteúdos, mas sobretudo de objetivos e de metodologias. Emergem as metodologias centradas em processos (logo na pessoa do educando) em detrimento das metodologias centradas em conteúdos ou em produtos. É mais importante desenvolver cognitivamente o aluno do que transmitir conhecimentos ou desenvolver "skills" (termo da Língua Inglesa usado para designar a capacidade de concretização de forma rápida e eficiente um determinado objetivo) que, por serem adquiridos mecânicamente, não constituem aprendizagens reais.
Foi pensando nisso que, na última quinta-feira (26) as professoras Elisabete Bezerra e Valéria Pontes passaram a usar as novas tecnologias para estimular os alunos do 4° ano a criarem maior interesse pela aprendizagem da tabuada através de jogos. Para elas, a aprendizagem já não é entendida como processo de transmissão-recepção de informação, mas sim como processo de construção cognitiva que se favorece mediante a estimulação dos processos de investigação dos alunos. “O computador, pelas suas potencialidades a nível de cálculo, visualização, modelação e geração de micromundos, é um instrumento poderoso de que atualmente dispõem os educadores matemáticos para proporcionar este tipo de experiências aos seus alunos”, lembrou Elisabete Bezerra.
Com aulas no laboratório de informática, as educadoras estimula o gosto e o prazer da criação matemática, encorajando os alunos a conjecturar, a explorar, a aprender com os erros  através da diversidade dos jogos. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0