Aracaju e Natal: alunos exercitam cidadania elegendo seus líderes

ARACAJU


Na manhã do dia 09/03/2015, segunda-feira, os alunos do Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora (Aracaju/SE)  exercitaram sua cidadania, votando para escolher seus representantes de turma. O nosso “Projeto Liderança” tem como objetivo proporcionar aos alunos uma reflexão sobre a importância em eleger seus representantes, bem como,  contribuir com o desenvolvimento de uma consciência política do educando.


NATAL

Coordenados pelo setor de psicologia, os alunos do turno vespertino participaram entre o final do mês de fevereiro e início de março do projeto “Construindo a cidadania”. Este tem como objetivo trabalhar com os jovens a consciência do ser cidadão dentro do universo escolar. “É uma ferramenta onde o jovem vai exercitar a cidadania”, pontuou Samantha Marinho, psicóloga à frente do projeto.
Construindo a cidadania” foi desenvolvido em etapas. Num primeiro momento os estudantes foram apresentados ao projeto que busca eleger os líderes estudantis de cada sala, do Fundamental I ao Ensino Médio. Em seguida, os candidatos interessados foram entrevistados e elaboraram suas propostas que foram apresentadas às turmas.
A eleição, ponto alto da preparação, aconteceu no dia 11 de forma sigilosa. Os estudantes votaram para escolher líderes de sala, religioso, sócio-cultural e esportivo. “O papel e a função do líder vão além do título. Na prática, eles representam o elo entre a sala de aula e os demais departamentos do colégio. Fora do ambiente escolar eles podem transmitir valores adquiridos como responsabilidade, solidariedade e organização”, destaca a psicóloga.
O resultado dos eleitos foi divulgado instantaneamente após a eleição e a cerimônia de posse está marcada para acontecer no dia 19/03, durante a solenidade da Festa de São José.

PARNAMIRIM
Após o processo de preparação para a liderança, realizada pelo SOE, os alunos tiveram um momento de prática da cidadania. Nesta última sexta-feira (06),  os alunos do 6º a 2ª série do ensino médio foram às urnas para eleger os representares estudantis. A votação foi realizada durante os dois turnos. 
Um dos diferencias das escolas de Natal, é que são eleitos por turma 3 líderes: o sócio-cultural, o esportivo e o religioso.

Por: coordenações locais de comunicação


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0