Recife // Semana de experimentos e atividades lúdicas

Alunos realizam experimento sobre Queda Livre

Para determinar se a massa dos corpos influencia no tempo de queda, como sugere o senso comum, alunos da 1ª série do ensino médio aplicaram no sábado (07), os conhecimentos aprendidos sobre o método científico, e de modo específico, a respeito de queda livre, tarefa do professor de Física, Otoniel Barbosa. Em Física, queda livre é o movimento resultante unicamente da aceleração provocada pela gravidade. Em outras palavras, a queda livre é uma particularização do movimento uniformemente variado.
Esse movimento de queda livre foi estudado primeiramente por Aristóteles, que afirmava que se duas pedras caíssem de uma mesma altura, a mais pesada atingiria o solo primeiro. Tal afirmação foi aceita durante vários séculos tanto por Aristóteles quanto por seus seguidores, pois não tiveram a preocupação de verificar tal afirmação. De posse desse conhecimento teórico prévio, estudado em sala de aula, os estudantes foram orientados pelo professor Otoniel Barbosa, para que verificassem até que ponto um objeto jogado de certa altura para baixo confirmava, ou não, a experiência feita pelo estudioso grego.
Os primeiros resultados surgiram com o grupo composto por Ana Beatriz, Pérola, Eduarda, Jamille, Ellem e Laura, que após repetidas experimentações, chegaram a uma resposta correta, isto é, verificaram que, com a resistência do ar, um objeto que está em queda livre irá atingir sua velocidade terminal (cerca de 0,192 segundos - valor para um objeto caindo na posição do alto para baixo). "De um modo geral, todos os estudantes devem perceber que a velocidade terminal vai depender de muitos fatores (como massa, coeficiente de arrasto, e área relativa da superfície)", afirmou Otoniel.
A descoberta feita pelos estudantes da 1ª série do ensino médio coincidiu com o pensamento de Galileu Galilei, que no século XVII, introduziu o método experimental (ou científico) e acabou por descobrir que o que Aristóteles havia dito não se verificava na prática. No seu experimento mais famoso ele, Galileu Galilei, repetiu o feito de Aristóteles. Estando na Torre de Pisa, abandonou ao mesmo tempo esferas de mesmo peso e verificou que elas chegavam ao solo no mesmo instante, concluindo que existia a ação de uma força que retardava o movimento do corpo. Assim sendo, ele lançou a hipótese de que o ar exercesse grande influência sobre a queda de corpos. 
Alunos aprendem sobre tempo e sequência pulando corda

Para dominar a noção de tempo, a criança precisa desenvolver a percepção sobre a sequência dos eventos e sua duração. Nos primeiros anos de vida, a criança é muito focada no presente e nas ações que nele se dão. Brincar, assistir a um desenho na TV, tomar banho: os pequenos não têm consciência de que uma ação é seguida por outra e que, em geral, elas se repetem em uma determinada ordem em seu dia a dia.
De posse desses conhecimentos, as professoras Patrícia Santa Rosa e Maria Célia ensinaram noção de tempo aos alunos do 1° ano da educação Infantil, usando a brincadeira mais popular entre as crianças: pular corda. Espalhadas por um dos corredores do Colégio, elas se divertiram e ao mesmo tempo reforçaram as primeiras ideias estudadas em sala de aula. A noção em senso de tempo no comum tempo é inerente ao ser humano, visto que todos somos, em princípio, capazes de reconhecer e ordenar a ocorrência dos eventos percebidos pelos nossos sentidos. Contudo a ciência evidenciou várias vezes que nossos sentidos e percepções são mestres em nos enganar. Com aula criativa, elas mostraram que aprender Matemática brincando é muito mais atraente para essa garotada.





Aula especial sobre sistema Circulatório
Alunos do 5° ano aprofundaram nesta quinta-feira(5) os estudos sobre fisiologia e anatomia do coração e do pulmão, indo ao laboratório de Ciências com os professores Rafael Andrade e Marta Lima. Na oportunidade, os estudantes puderam perceber que em anatomia e fisiologia, o sistema circulatório é percorrido pelo sangue através das artérias, dos capilares e das veias. Este trajeto começa e termina no coração.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0