Notícias Mundiais// Começou o Congresso Mundial de Pedagogia Salesiana em Roma

Iniciou ontem de tarde, 19 de março, o Congresso Internacional de Pedagogia Salesiana, que, com seus cerca de 300 participantes vindos de todo o mundo, pretende ser “uma ocasião importante para agradecer ao Pai pela paixão educativa e a doação total de tantos que dedicam sua vida aos Jovens mais necessitados” – como disse em sua saudação inicial o Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime.
Desde as suas primeiras palavras o Reitor-Mor ressaltou a significatividade do encontro para uma Família que se liga a um grande Educador, Dom Bosco, com a necessidade de se confrontar, refletir, avaliar e aumentar o “conhecimento, a atenção, o zelo e a capacidade operativa, a fim de que possa realizar a própria missão educativa na Igreja e no Mundo de hoje”.
O P. Fernández Artime – além de ver nos apelos à solicitude pelos mais necessitados do Papa Francisco uma confirmação do patrimônio educativo salesiano – afirmou já ter tocado com mão, em suas viagens como Reitor-Mor, a realidade de tantos jovens, adolescentes e crianças, de ambos os sexos, reduzidos a ‘descarte social’ e que deparam nos educadores salesianos uma possibilidade de resgate e de realização da própria missão de vida.
O Reitor-Mor convidou igualmente a viver o Congresso como ocasião para pesquisar a “excelência em nosso trabalho de educadoras e educadores, excelência que está mui distante de qualquer conotação de busca das elites” ou das “tentações de acomodar-se nas metas já alcançadas”, mas que, antes, aspira a promover renovação, voltada a dar sempre o melhor pela educação-evangelização dos jovens. E por isso, além de implorar a bênção de Dom Bosco e da Auxiliadora, o P. Artime exortou a buscar, integrando-os, “sapiência educativa” e “caridade pastoral”.
Concluída a mui apreciada fala do Reitor-Mor, os trabalhos de ontem prossguiram com as relações de Stanislaus Swamikannu SDB e da Profra. Paola Bignardi, sobre a “Situação social atual e os desafios educativos” e as do P. Juan Carlos Quirarte SDB e da Prof.ra Clara Giaccardi, sobre o tema da “Situação juvenil e suas necessidades educativas”.
Hoje pela manhã, na UPS, as atividades foram retomadas com uma análise da contribuição hodierna do Sistema Preventivo, aos cuidados dos Salesianos P. Jean-Marie Petitclerc e P. Miguel Ángel García Morcuende, acompanhados depois pelas palestras da Ir. Mara Borsi FMA, e do P. Michal Vojtas SDB.
Os trabalhos de hoje à tarde, focalizando a apresentação de várias boas práticas, desenvolvidas por educadores salesianos em seu trabalho com jovens em estado de vulnerabilidade, poderão ser acompanhados ao vivo via streaming.

Publicado em 20/03/2015 na ANS

PS: Da nossa inspetoria, participam a diretora pedagógica do Colégio Salesiano do Juazeiro do Norte e membro da Comissão inspetorial de educação, Marinalva Pereira e o Pe. Brenno Guastalla.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0