Natal // Palestra alerta para os riscos das mídias digitais


Você conhece a senha que o seu filho usa no Facebook? Sabe o que é Snapchat? Sabe com quem ele conversa no WhatsApp? Essas foram algumas das perguntas que o agente da polícia civil e especialista em crimes cibernéticos, Fábio Vila, fez aos pais presentes na palestra “Basta apenas um click: o uso responsável das mídias” nesta quarta-feira (25).

A palestra deu início às atividades do projeto “Escola – Espaço para Família” deste ano de 2015. Uma parceria entre o Serviço de Orientação Educacional, Psicologia e Tecnologia Educacional promoveu este momento com os pais do Salesiano São José.

O objetivo principal do bate-papo mediado pelas psicólogas Karinne Mousinho e Samantha Marinho e pela professora de tecnologia educacional, Neide Medeiros, era alertar sobre os riscos que crianças e adolescentes estão expostos atualmente ao acessar os meios digitais, bem como orientar os pais para o bom uso das redes e acompanhamento dos filhos nessa cultura digital.

“Precisamos estar muito atentos ao que fornecemos em sites da internet a fim de evitar que algo venha a nos prejudicar. Invasão de privacidade, uso indevido de informações, danos à reputação e roubo de perfil são apenas alguns dos riscos que corremos quando não tomamos certos cuidados”, ressaltou o especialista Fábio Vila.

Além de pontuar riscos, Fábio forneceu dicas e orientações para dificultar ações de criminosos. A legislação vigente para a área também foi um ponto abordado pelo palestrante. Ao final, houve a participação dos pais com perguntas acerca da temática.

Após esse momento inicial com os pais e responsáveis, a coordenação do projeto abordará o tema em sala de aula com alunos e professores.

Dicas e orientações
·        Orientar os filhos sobre os riscos das redes sociais
·        Manter perfil e dados no modo “privado”
·        Orientar sobre não manter relacionamento com estranhos
·        Não usar a webcam com desconhecidos
·        Respeitar a privacidade alheia
·        Não divulgar dados pessoais
·        Não postar fotos e vídeos e quando o fizer, postar em baixa resolução
·        Não informar dados de viagens
·        Não divulgar hábitos familiares

·        Desativar o GPS para não divulgar a localização quando fizer postagem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0