Recife // Gênero literário,crônica, é objeto de estudo e produção do 5° ano


Alunos do 5° ano realizaram nesta segunda-feira (23) uma leitura das crônicas produzidas durante as aulas sobre Gênero Literário, ministradas pela professora de Língua Portuguesa, Soraya Albertim. Eles aprenderam que na  literatura e no jornalismo, uma crônica é uma narração curta, produzida essencialmente para ser veiculada na imprensa, seja nas páginas de uma revista, seja nas de um jornal.
Após discutirem profundamente esse gênero textual, orientados pela leitura de "Prova falsa", "A velha contrabandista" (Autor: Stanislau Ponte Preta) e "Pneu furado" (Luis Fernando Veríssimo), os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental receberam a tarefa de elencar temas para a produção de suas próprias crônicas. De um modo geral, os mais lembrados foram corriqueiros como moda, cinema, futebol, televisão, política, violência urbana, corrupção, meio ambiente, preconceito e relacionamentos.
Cientes que a crônica tem finalidade utilitária e pré-determinada: agradar aos leitores dentro de um espaço sempre igual e com a mesma localização, criando-se assim, no transcurso dos dias ou das semanas, uma familiaridade entre o escritor e aqueles que o leem, os jovens escriores produziram seus próprios textos. Entre os de maior destaque podemos citar:  "O evento" (Maria Carolina, 5° A),  "A escola" (Julia Maria, 5° B) e "O tombo da vovó" (Vanessa, 5° C). Em todos esses trabalhos, observou-se o uso da linguagem informal, na primeira pessoa, revelando a visão de mundo dos autores mirins. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0