NATAL – Colégio Salesiano São José | ‘Fake news’ é tema de intervenção em sala de aula

Imagem: Divulgação
Uma das maiores preocupações do mundo digital, atualmente, são as ‘fake news’. Em um ano eleitoral, como o que estamos, a propagação de notícias falsas tem alcançado proporções cada vez mais amplas. Na maioria das vezes, as fake news tem o objetivo de influenciar opiniões, denegrir reputações, aplicar golpes e até mesmo mexer com o cenário político.

Pensando em promover a educação digital e estimular o senso crítico dos alunos, as educadoras Kalyne Varela, professora de língua portuguesa e Neide Medeiros, coordenadora de tecnologia educacional, ministraram uma aula sobre os cuidados que devem ser tomados com as notícias falsas. Os alunos receberam informações importantes sobre as características, impactos e como checar a veracidade das notícias.

A aula ministrada está em consonância com a campanha desenvolvida pela Rede Salesiana Brasil, que visa a educação para o combate das fake news. O tema motivador da campanha foi abordado recentemente pelo Papa Francisco em mensagem para o Dia Mundial das Comunicações. Nela, o Papa afirma que o melhor antídoto para acabar com as falsidades são as pessoas, que devem ser responsáveis no uso da linguagem para evitar a difusão da desinformação.

Por Marcella Mendes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0