NATAL - Colégios Salesianos | Educadores participam de estudo dirigido sobre Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Imagem: Divulgação
O momento de formação foi realizado nesta terça-feira, 15 de maio, e teve como facilitador Judá Rodrigues, assessor pedagógico dos Colégios Salesianos do RN.

Conhecer e compreender a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de referência obrigatório para a educação brasileira, é essencial para a formação de uma instituição atualizada e em consonância com as novas exigências do mundo contemporâneo. Neste contexto, visando ajustar e enriquecer as práticas educativas, os Colégios Salesianos do RN promoveram momentos de formação da equipe através do estudo dirigido da Base Nacional Comum Curricular. Na ocasião, profissionais de diversos segmentos das instituições receberam informações importantes sobre o panorama do futuro da educação brasileira.

Na abertura do momento de formação, Padre Robson Barros, Diretor Geral das instituições, ressaltou a importância da apropriação do documento. “A BNCC mexe com os nossos cérebros, nossas atitudes e exige novas configurações. A partir dela, muitas coisas serão reorganizadas e é essencial que todos conheçam o documento”, explicou.

Para os colaboradores, a Base Nacional Comum Curricular foi apresentada como um projeto que mobilizará investimentos massivos ao longo dos próximos anos, pois exige atualização, adequação dos currículos, altera o formato das avaliações, empodera os professores, coloca a tecnologia como aliada e, principalmente, valoriza a aplicabilidade dos conteúdos na vivência dos jovens.
Segundo Judá Rodrigues, a BNCC representa “uma oportunidade de alargar o olhar, oxigenar as mentalidades e empenhar-se no cuidado e na formação das crianças, adolescentes e jovens, por meio de um ensino disruptivo, integral e inovador, que acredita no protagonismo do aprendiz e na sua plena realização pessoal, afetiva, empreendedora, espiritual e cidadã.”

De forma prática, a BNCC define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver de forma progressiva e por área, elencando competências e habilidades que devem ser desenvolvidas nos estudantes por intermédio das instituições de ensino.

Por Marcella Mendes

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