RECIFE – BONGI, Centro de Formação Profissional Dom Bosco | Socioeducandos envolvidos em cursos, com bons resultados

Imagem: Divulgação
Jovens de unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) estão participando dos cursos de Marketing, Organização de Eventos e Vendas, ofertados pelo Coletivo Coca-Cola Recife. A parceria com a instituição foi articulada pelo Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase. Estão sendo contempladas as Casas de Semiliberdade (Casem) Santa Luzia (feminina) e Rosarinho (masculina), na Capital, além do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Cabo de Santo Agostinho.

O curso profissionalizante está sendo ministrado na Escola Dom Bosco. Jovens do Case Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata do Estado, também estão incluídos nos cursos, só que por meio do Coletivo Coca-Cola Jaboatão, no Oratório Dom Bosco. Ao todo, são ministrados três módulos, cada um com duração de dois meses. No fim das aulas, os alunos receberão certificados.

De acordo com as equipes técnicas envolvidas no atendimento aos adolescentes, o retorno tem sido positivo. Da Casem Rosarinho, há um jovem assistindo às aulas ofertadas por meio da parceria. “Depois que o curso começou, estamos notando-o muito mais participativo e empolgado com as atividades desenvolvidas aqui”, observa a coordenadora técnica da Casem Rosarinho, Joanna de Angelis.

Da Casem Santa Luzia, quatro adolescentes estão participando. “As meninas estão muito satisfeitas. Algumas adolescentes que não estavam conseguindo dar continuidade a outros cursos estão muito empolgadas com este”, explica a coordenadora geral da Casem Santa Luzia, Edilene Lima. “Nesse tempo, já recebi um depoimento muito forte de uma adolescente, dizendo que mudaria de vida, que se vê estudando para ser médica daqui a cinco anos. Ou seja, essa experiência está fazendo com que elas voltem das aulas traçando projeções para a vida”, complementa.

Para o coordenador do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase, Normando Albuquerque, a parceria é importante por preparar os jovens para uma dinâmica diferenciada. “O itinerário formativo do Coletivo Coca-Cola oferece uma base importante para os socioeducandos no sentido de prepará-los para a dinâmica do mercado de trabalho. A parceria com a Escola Dom Bosco nos beneficia duplamente, já que é por meio dela que encaminhamos os meninos e meninas para essa formação”, avalia.

Assistente social da Escola Dom Bosco, Bárbara Cabral diz que o corpo de profissionais da instituição se sente recompensado por acolher esses alunos. “Sentimo-nos honrados em ver o crescimento individual deles, que dão, o tempo todo, esse retorno: o de que gostam das vivências que têm aqui e da interação com os educadores”, revela.

Por Assessoria de Comunicação – FUNASE
Fundação de Atendimento Socioeducativo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0