PASTORAL | LIDERANÇAS INSPETORIAIS NA ANIMAÇÃO DO PROJETO INSPETORIAL

Imagem: Paulo Thiago - Comunicação Inspetorial
O Pe. Inspetor abriu o encontro, afirmando que se tratava de um dos encontros mais importantes do calendário inspetorial. ‘Não se trata apenas do calendário, dos eventos que realizaremos neste ano’, disse ele, mas, ‘de um encontro de formação e animação das lideranças do projeto inspetorial’. O encontro reuniu os diretores, párocos, conselho inspetorial e comissões inspetoriais nos dias 26 e 27 de fevereiro.

Como oferta para a formação, o professor Luiz Carlos Ventura, psicólogo clínico e coordenador pedagógico do Colégio Salesiano Sagrado Coração, apresentou o tema da Estreia, sob o tema da escuta dos jovens e suas famílias.  Em sua abordagem de viés psicológico e pastoral, entregou por escrito uma bem elaborada reflexão, atenta às inspirações do Reitor Mor consignadas na Estreia 2018.

Num segundo momento, os coordenadores das comissões apresentaram, sinteticamente, pontos importantes das ações previstas em suas pastas. A comunicação mostrou o novo site da Inspetoria que está em construção. Este expressa o Quadro de Referência da Pastoral Juvenil. A Comissão de Gestão apresentou um demonstrativo da Gestão da Filantropia, com expressivo crescimento no número de alunos bolsistas neste ano e racionalização dos custos das Escolas no atual processo de fusão em fase já adiantada. Também apresentou o funcionamento do Núcleo de Serviços Compartilhados e os próximos passos nesta área. A Pastoral Juvenil apresentou um relatório da realização de 47 Colônias de Férias em 25 municípios de nossa região.

Na manhã do segundo dia, as comissões se reuniram para detalhamento e operacionalização do planejamento feito em outubro do ano passado. Na plenária, cada comissão chamou a atenção para suas principais intervenções neste ano. A comissão de Oratórios anunciou a realização, em setembro próximo, de Seminário sobre “Oratório e Família”, com a participação de 10 animadores de cada Casa ou Presença. A comissão de Paróquias comunicou o primeiro encontro da Rede Salesiana de Paróquias, em setembro próximo, e um encontro inspetorial de coroinhas no próximo dia 05 de maio. Já a comunicação definiu como seu grande empenho, neste ano, a atualização do Plano Inspetorial de Comunicação, e anunciou uma   atenção especial às duas Rádios Comunitárias e ao aprofundamento da contribuição da comunicação na Gestão de Crises.

Os momentos celebrativos conferiram o necessário clima de espiritualidade ao encontro, com celebrações na abertura e no encerramento e a Celebração Eucarística nos dois dias do encontro. A noite do primeiro dia foi especial, com um jantar especial em clima de confraternização.

Por Pe. João Carlos Ribeiro

Comentários

  1. Fizeram muito mal ao meu filho e continuam fazendo.Onde estão os cristãos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0