FILHAS DE MARIA AUXILIADORA | Sétimo da Irmã Jocélia Zampirolli

Imagem: Divulgação

Aos 76 anos de idade, a Ir. Jocélia foi vítima de um atropelamento que lhe causou traumatismo crânio-cefálico, na cidade de Petrolina.

A comunidade salesiana e a Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) agradecem todas as manifestações de fé, carinho e solidariedade enviadas nestes últimos dias, pela partida da Irmã Jocélia Zampirolli.
Neste momento de dor e consternação, o afago dos que nos querem bem e amam a Deus nos conforta e nos enche de esperança em dias melhores. A Ir. Jocélia não estará mais entre nós fisicamente, mas, guardaremos para sempre as lições de amor a Deus e ao próximo que nos deixou.
Profundamente grata, Ir. Julia Maria Oliveira
Diretora do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora Petrolina

A Missa de Sétimo Dia será realizada no próximo dia 06 de março (terça-feira), em 03 localidades:

- Instituto Maria Auxiliadora, Natal, às 6h30
- Colégio Auxiliadora, em Recife, às 19h
- Catedral da cidade de Petrolina, às 19h30


A seguir, confira o profilo da Irmã Jocélia, preparado pela Ir. Inspetora
Amélia de Assis Castro:

Às 16h18 do dia 28 de fevereiro de 2018 no Hospital de Urgências e Traumas /Petrolina –PE, o Senhor chamou para gozar da sua paz, a nossa querida
IR. JOCÉLIA ZAMPIROLLI.
Nascida em Sant'Ana, distrito de Cachoeira do Itapemirim-ES (Brasil), no dia 03 de junho de 1942.
Professa em Cachoeira do Campo-MG no dia 24 de janeiro de 1964.
Pertencente à Inspetoria brasileira Maria Auxiliadora – Recife / PE.
Jocélia era a primogênita de dez filhos, sendo cinco homens e cinco mulheres, do casal João Zampirolli e Adelina Altoé Zampirolli. Seus pais eram agricultores, piedosos, cumpridores de suas obrigações como católicos e preocupados com a formação e preparação dos filhos para a vida , orientando-os para a justiça , respeito e solidariedade com as pessoas da comunidade onde moravam e a comunidade paroquial administrada pelos salesianos, ambiente que também influenciou o despertar vocacional de Jocélia, que junto aos irmãos era sempre acompanhada pelos pais a frequentar o catecismo em preparação aos sacramentos. Jocélia, de forma ativa e intensiva, participava da vida da paróquia, sobretudo das festas em honra a Nossa Senhora Auxiliadora. Na comunidade paroquial, fez parte do grupo Filhas de Maria e também, como catequista, colaborou com a formação de muitas crianças, adolescentes e jovens. Jocélia cresceu em um ambiente familiar, saudável, sempre acompanhada pelos pais, primos e parentes. Gostava de fazer amizades, principalmente com pessoas da mesma faixa etária, com as quais gostava de ir a festas, passeios e diversão. Assumia com responsabilidade os deveres junto aos pais, sobretudo no cuidado com a casa, tomando conta dos irmãos menores, inclusive. Também ajudava o pai na roça, chegando a competir com os homens. Jocélia era uma salesiana incansável na missão, tinha temperamento fortíssimo, agindo muitas vezes pela emoção. Sempre dava uma de “durona”, não era muito de cultivar laços afetivos, mas ao fim de tudo deixava transparecer o lindo coração.

Era muito impaciente, tinha um espírito trabalhador admirável, uma pessoa de fé, cultivava a vida de oração pessoal e comunitária. Encontramos em seus escritos: “Sou ciente de minhas falhas, mas a correção fraterna sempre me ajudou a fazer um caminho consciente na retomada do melhor para viver bem em comunidade, minha vocação e realizar a missão a me confiada. O zelo e o entusiasmo missionário sempre alimentado pela palavra de Deus e pela Eucaristia me impulsionaram no cumprimento dos deveres e responsabilidade, não deixando desanimar, mesmo com o avanço da idade, oferecendo tudo pela minha perseverança como consagrada e pela missão no Instituto das FMA”. Sua consagração foi motivada pela citação bíblica: “Sei em quem acreditei” 2ªTm 12. Que Deus tudo pode e Maria é minha mãezinha querida, mesmo nos momentos mais difíceis que já enfrentei nos diversos campos de missão.

Desde muito jovem, alimentou o desejo de ser religiosa, era admiradora de Santa Terezinha do Menino Jesus mas, com a orientação e acompanhamento de Padre Antônio, salesiano, se identificou com o carisma salesiano. Assim, no ano de 1959 iniciou a experiência no Aspirantado, em Campos, estado do Rio de Janeiro, passando dois anos nesta etapa formativa. Na biografia escrita pela própria, encontramos “me dei muito bem, ajudava na assistência do orfanato Laura Vicunha, na costura e estudava o quarto ano primário. Tive como assistente de Aspirantado uma irmã italiana, Ir. Ana Maria Ortelli, por sinal muito exigente, mas boa orientadora. Como fiz uma boa caminhada, no ano de 1960 fui aprovada para o Postulado, sendo
transferida para o colégio Pio XII em Belo Horizonte, sob a orientação de Ir. Josefina Banhatti e também fiz uma boa caminhada".

Em 24 de janeiro de 1962, em Cachoeira do Campo-MG, fez o Noviciado. Dia 24 de janeiro de 1964, numa solene cerimônia realizada na capela do colégio Pio XII, fez a Primeira Profissão. Com o desejo de ser missionária no Nordeste, aceitou o convite da Inspetora Madalena Sanlourenço e veio para esta região, onde trabalhou por quase 55 anos.

Durante este período, desenvolveu a missão com muito amor e responsabilidade.

1964- Colégio Pio XII Belo Horizonte - MG - Professora; Assistente
1965 - 1966 – Colégio . Juvenal de Carvalho - Fortaleza-CE - Professora ; Assistente
1967 - 1968 - Instituto Waldemar Falcão - Aracati - CE - Professora; Assistente
1969 -1976 – Instituto Maria Auxiliadora - Natal - RN – Coordenadora Pedagógica; Professora; Estudante
1977 - 1978 - Instituto N. Senhora de Lourdes - Gravatá-PP - Conselheira Local; Coordenadora Pedagógica; Professora
1979 - 1981 – Instituto N. Senhora de Lourdes - Gravatá-PE - Vigária; Professora; Coord. Pedagógica
1982 - 1987 - Colégio N. Senhora Auxiliadora - Petrolina-PE - Vigária; Coord. Pedagógica 1988 -Instituto Maria Auxliadora - Natal - RN – Ecônoma
1989 - Casa S. Domingos Sávio - ODIP - Gravatá - PE – Diretora
1990 - 1998 – Instituto Profissional Maria Auxiliadora - Recife-PE- Ecônoma
1999-2002 - Colégio Juvenal De Carvalho - Fortaleza - CE -Ecônoma 2003 - Instituto N. Senhora Auxiliadora - Fortaleza-CE Ecônoma
2004 -Instituto Maria Auxiliadora - Natal - RN – Ecônoma
2005 - 2007 - Colégio N. Senhora Auxiliadora - Petrolina-PE Aux. Economato – Coord. Funcionários
2008 - 2009 –Instituto Profissional Maria Auxiliadora - Recife-PE - Diretora Pedagógica 2010 - 2012 – Instituto Waldemar Falcão - Aracati-CE – Ecônoma
2013- 2015 - Instituto Maria Auxiliadora – Natal-RN -Vigária ; Ecônoma
2016 - 2018 - Colégio N. S. Auxiliadora - Petrolina – PE- Responsável Família Salesiana

Hoje com 76 anos de idade, 54 de vida consagrada com todo vigor apostólico, Ir. Jocélia, vítima de um atropelamento que lhe causou traumatismo crânio cefálico, na cidade de Petrolina, nos deixa. Agradecemos a Deus o bem realizado por esta querida irmã que, ao longo da vida, deu o melhor de si na vivência do carisma salesiano e na animação apostólica missionária, dando testemunho como mulher corajosa. Sempre dizia “Tudo para todos no amor de Deus”. Que ela posso interceder ao Pai por nós que aqui ficamos para dar continuidade à missão.

Por Ir Amélia de Assis Castro
Inspetora

Comentários

  1. O Bom Deus certamente acolheu de braços abertos o descanso eterno da irmã Jocélia!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0