AMA | Quarta-feira Santa será marcada pela Via Sacra da Fraternidade no Recife

Imagem: Divulgação
Relembrar os passos de Jesus a caminho do calvário é uma prática que se mantém todos os anos durante o período da semana santa. A Via Sacra é um dos momentos mais emocionantes de reflexão sobre a Paixão de Cristo, uma expressão pública da fé dos cristãos pelas ruas da cidade.
No Recife, o padre João Carlos, em parceria com a AMA - Associação Missionária Amanhecer, mantém essa tradição há 18 anos. A caminhada penitencial arrasta multidões pelo comércio do centro e prepara as pessoas para as celebrações e atos litúrgicos sobre a paixão, morte e ressureição de Jesus.

A Via Sacra da Fraternidade acontece na quarta-feira, dia 28 de Março. A concentração será a partir das 06 da manhã no Pátio de São Pedro – Centro.

A Via-Sacra terá início às 8h e seguirá por ruas, praças e avenidas do centro do Recife. Em cada uma das 14 estações, será feita breve meditação sobre os trabalhos desenvolvidos pelas pastorais da Arquidiocese de Olinda e Recife em sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano, que traz o tema: “Fraternidade e superação da violência” e o lema: “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23,8).

O ápice do dia acontece com a santa missa, que será presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, na Basílica Nossa Senhora do Carmo. A celebração deve ocorrer por volta das 11h. O padre João Carlos concelebrará com o arcebispo e animará a cerimônia.

O ato concreto do evento, neste ano, é a arrecadação de alimentos e de doações para o Lar Rejane Matos, localizado no bairro de Campo Grande, no subúrbio do Recife. A instituição é uma casa de acolhimento temporário para crianças com deficiência e vítimas de violência ou abandono.

Cruz - Uma grande e pesada cruz de madeira com mais de 100 quilos será carregada por homens, mulheres, jovens, idosos e crianças. O símbolo atrai a atenção dos participantes e é um convite à oração, encorajando os fiéis a testemunharem sua fé publicamente.

Via-sacra – O exercício espiritual da Via-sacra consiste em que os fiéis percorram mentalmente a caminhada de Jesus a carregar a cruz desde o pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente a Paixão do Senhor. Compreende quatorze estações, cada uma apresentando uma cena da Paixão a ser meditada.

Por Viviane Arruda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0