Missão Salesiana: Salesiano Wilker recebe sua obediência missionária

O "nosso" jovem Salesiano JOSÉ WILKER FRANÇA DA SILVA, que se colocou à disposição da Congregação para envio missionário ano passado e desde março foi enviado à Roma para preparação, recebeu finalmente sua obediência 'definitiva': como missionário irá para BULGÁRIA.

Foto: dois jovens missionários brasileiros - BRE e BMA -
com o P. Natale Vitali, conselheiro regional para Região Cone Sul e
 P. Guillermo Baañes, conselheiro geral para as missões
Veja abaixo carta enviada à nós, sua inspetoria de origem.

"Caríssimos irmãos salesianos do Nordeste, meu fraterno abraço.

Ontem recebi do Reitor Mor, don Ángel Fernández Artime, minha nova obediência. Após o discernimento junto aos seus conselheiros, o Reitor Mor, decidiu enviar-me para a Bulgária, Inspetoria da República Checa. Ali, deverei viver o projeto já abraçado na profissão religiosa: ser na Igreja sinal e portador do amor de Deus aos jovens, especialmente os mais pobre.
Acolhi a destinação com alegria e coração aberto, porém os desafios na Bulgária são muitos. A Bulgária possui o IDH – Índice de desenvolvimento humano, 15 posições a cima do Brasil, mas ainda possui áreas de muita pobreza. Outro desafio e a religião, o país tem como maioria cristãos ortodoxos 65%, mais de 7% são muçulmanos e menos de 1% são cristãos católicos. São apenas duas comunidades salesianas no país e apenas 7 salesianos. A Bulgária carrega fortes cicatrizes do regime comunista e uma história de muita descriminação com os ciganos-zíngaros, uma porção dos nossos interlocutores.
Os primeiros desafios serão os idiomas. O búlgaro e o checo são idiomas de origem eslava, muito próximos ao russo, com um alfabeto próprio - български език. Como estou no projeto Europa, devo 
primeiramente aprender o inglês, será a língua que me dedicarei ao estudo nos próximos meses. Como vêem, é uma missão que exigirá muito esforço, paciência e humildade.
Devo permanecer em Roma até o fim de setembro. Até lá deixar o italiano e fazer um curso de inglês até o fim de agosto. Em agosto, durante todo o mês farei o curso sobre as missões . Terminando o curso 25 de agosto, vou para a Irlanda estudar Inglês e lá fico até o final de abril. Em abril logo após a Pascoa vou para a Bulgária e lá permanecerei.No próximo sábado(18) vou a Bulgária para participar de uma ordenação sacerdotal e para ter o primeiro contato com minha futura comunidade, retorno na terça-feira(21) para Roma.
A missão que Deus nos chama é sempre maior que nossas forças e méritos, por isso continuarei colocando minha vida e vocação sob a interseção da Virgem Auxiliadora e dos irmãos que partilham a vida e a missão. Conto com vossas orações!
Espero que, vindo a Europa, possam estender a viagem alguns quilômetros até a Bulgária, conto com a visita amiga e fraterna de todos vocês.
Fraterno abraço,


José Wilker, sdb"


REZEMOS PELO NOSSO JOVEM MISSIONÁRIO!!



(Fs)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0