Recife e Natal: Entidades salesianas engajadas contra o trabalho infantil

O dia 12 de Junho, dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho. 
Neste dia, a Agencia de Notícias Salesianas publicou um artigo sobre o assunto. Vejamos um trecho:


Os números já não nos chamam a atenção porque nos acostumamos a ouvi-los e a não ver os rostos. Em cada rosto oculta-se uma história e, como escrevia Delfina Acosta: “Com lâmpada na mão, olhei para ti, ó Deus, e vi em teu rosto um lamento de criatura!”. Sim, é o lamento de milhões de criaturas que não têm tempo para brincar, para rir, para cantar e partilhar, porque nasceram para trabalhar. O dia 12 de junho recorda o “Dia Mundial contra o trabalho infantil”; e pensar que hoje cerca de 250 milhões de crianças trabalham no mundo e mais de 150 milhões o fazem em condições de perigo.
“Muitas crianças no mundo não têm a liberdade de brincar, de ir à escola, e acabam exploradas como mão-de-obra barata”, disse com força e sem reservas o Papa Francisco.
O trabalho infantil refere-se a qualquer trabalho ou atividade que prive as crianças de sua infância. De fato, são atividades prejudiciais à saúde física e mental, que impedem o seu adequado desenvolvimento."
Além de alertar para importância deste tema e triste realidade presente nos mais diversos países, esta é uma pauta importante para a congregação e os salesianos ajudam crianças e adolescentes a terem seus direitos garantidos  em vários locais do mundo.
No Brasil não é diferente. E, nesta semana, nossas entidades salesianas do nordeste - Escola Dom Bosco e Centro Educacional Dom Bosco -  que já estão engajadas em organismos e projetos de visam ao combate ao trabalho infantil, participaram de ações e eventos específicos alusivos a data. 


Recife: Escola Dom Bosco participa de seminário sobre trabalho infantil doméstico

O Grupo Interinstitucional de Promoção do Trabalho Doméstico Decente, coordenado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco - SRTE/PE realizou no dia 13 de junho um seminário, a fim de discutir o trabalho infantil doméstico.  Durante o seminário,  várias instituições discutiram o combate ao trabalho infantil e a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. O debate teve como base a tese de dourado da assistente social, Terçalia Suassuna, intitulada "O sentido do Trabalho Infantil Doméstico: particularidades e contradições na esfera da reprodução social nas economias periféricas dependentes".

O evento foi alusivo ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.  A Escola Dom Bosco, de Recife, participou do evento, representada pelo psicólogo da instituição, Eudes Fonseca. Anteriormente, no dia 10, Eudes, que é coordenador executivo do Fepetipe (Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco) também representando nossa instituição salesiana, participou de programa televisivo de entrevista no programa Assunto do Dia - da Rede Brasil de Comunicação - RBC também conscientizando a população sobre o tema.
                                               

Natal: CEDB participa de Seminário promovido pelo Ministério Público   

                                                          

Já no dia 14 o Centro Educacional Dom Bosco Gramoré, em Natal, participou de Seminário em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho), no Auditório do Ministério Público do Trabalho, em Lagoa Nova. Educadores, coordenadores e diretor da instituição se fizeram presentes, 



Da RedaçãoFontes: ANS, Ministério Público do Trabalho, EDB e CEDB


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0