Família Salesiana: Novo Conselho Mundial dos Ex-Alunos de Dom Bosco fez a sua primeira reunião anual

(ANS – Roma) – O neoeleito Conselho Mundial dos Ex-Alunos de Dom Bosco fez a sua primeira reunião anual durante a semana passada (14-19 de junho), no Salesianum, de Roma. Finalidade do encontro foi planejar estratégias e iniciativas concretas para as sete prioridades do sexênio.
Do encontro tomaram parte o Presidente Mundial, Sr. Michael Hort; três Vice-Presidentes – Rajesh Gupta (Vice-Presidente adultos 2016-2018, Conselheiro para a Ásia); Eduardo Pessoa Cavalcante (Vice-Presidente adultos 2019-2021, Conselheiro para a América); Sr. Ángel Gudiña (Vice-Presidente Jovens Ex-Alunos – JEX, Conselheiro JEX para a Europa) – e outros quatro Conselheiros, acompanhados pelo Delegado Mundial dos Salesianos para os Ex-Alunos, P. José Pastor Ramírez, e pelo Delegado do Reitor-Mor para a FS, P. Eusebio Muñoz.
O documento de trabalho utilizado durante a reunião da Presidência da Confederação Mundial dos Ex-Alunos de Dom Bosco apresenta, entre outras coisas, objetivos muito concretos, quais: formar 1000 (mil) ex-alunos em todo o mundo através das “escolas de vida”; envolver, em colaboração com a Pastoral Juvenil Salesiana (PJS), 2000 ex-alunos, visando remoçar a Confederação…
Na noite de 16 de junho, depois da oração de Vésperas com o Reitor-Mor e seu Conselho, o Presidente Hort, à presença do Conselho Geral e também dos Inspetores participantes do curso de formação a eles dedicado apresentou a visão ampla e corajosa do plano proposto para o sexênio, que compreende o desenvolvimento de quatro projetos principais:
  • um Secretariado permanente em todos os níveis (Federações e Confederação), com secretários estipendiados, que zele por manter os contatos com os ex-alunos. A Presidência propõe-se contatar, no decorrer deste sexênio, perto de cinco milhões de ex-alunos;
  • uma Plataforma para os Negócios (Business Platform), isto é, uma União de empresários (Ex-Alunos e Amigos de Dom Bosco) que buscam tanto aplicar os princípios e ideais – cristãos e salesianos – no mundo dos negócios quanto dar ativo apoio aos Projetos de FS;
  • uma Academia dos Ex-Alunos, isto é, um macroprojeto que engloba toda a formação e educação. Para tal fim, depois da boa-noite foram oferecidos ao Reitor-Mor um Manual sobre a Formação dos Ex-Alunos e os novos Estatutos (em cinco línguas);
  • um Serviço de Voluntariado dos Ex-Alunos, na PJS ou nas atividades missionárias, mas sempre em colaboração com a Congregação Salesiana.

Fonte: www.infoans.org

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0