Síria: Pedido de Orações neste domingo (entrevista com P. Pier Jabloyan)

O verdadeiro sentido da vida de um Salesiano é estar entre os jovens, custe o que custar

    06 maio 2016
    (ANS – Aleppo) – Enquanto as agências internacionais noticiam a trégua de 72 horas em Alepo, proclamada depois dos intensos combates dos dias passados, ela já foi violada, conta o P. Pier Jabloyan, salesiano de Aleppo. Numa entrevista, ele fala da sua visão sobre a guerra, os jovens, o presente e o futuro, o cotidiano em tempo de conflito armado... e onde está “o verdadeiro sentido da vida de um Salesiano”.
    O que te dá mais medo: o rumor das bombas ou o pátio vazio?
    Quando o pátio está cheio de meninos e jovens, significa que ainda há esperança para um presente e futuro melhores. Como disse certa vez o Reitor-Mor emérito, P. Pascual Chávez: os jovens não são apenas um recurso para o futuro, os jovens são um recurso para o presente”!
    Por isso, o rumor das bombas certamente passará, mas quando não há jovens, não há boas promessas...
    O art. 18 das Constituições, sobre o trabalho e temperança, diz que o Salesiano está pronto a suportar o calor e o frio, a sede e a fome, as fadigas e o desprezo, sempre que se trate da glória de Deus e da salvação das almas. Creio que também podemos acrescentar: a guerra, e todos os males que dela derivam.
    O que faz agora a comunidade?
    Hoje, a situação melhorou, embora ainda se ouçam disparos. Na comunidade, continuamos a nossa vida: pela manhã vamos a duas capelanias, das irmãs Josefinas que têm um hospital, e das irmãs Franciscanas. Depois, encontramo-nos para a meditação e as Laudes. Depois, os trabalhos ordinários em casa: manutenção, preparação para as atividades ou vários encontros com jovens e não jovens. Enfim, de algum modo continuamos ativos.
    O P. Juan Vecchi, VIII Sucessor de Dom Bosco, dizia: “Os jovens nos salvarão”. O que significa para ti esta frase neste momento?
    Creio que o verdadeiro sentido da vida de um Salesiano é estar entre os jovens: eles nos dão o sentido da nossa presença... Dom Bosco entendeu-o logo quando encontrou Bartolomeu Garelli pela primeira vez. Foi decisivo para ele, entendeu ali a sua missão e o que Deus queria dele. E nós, aqui, como muitíssimos outros Salesianos no mundo, compartilhamos o mesmo sentimento experimentado por Dom Bosco.
    Nós iremos ao Paraíso com os jovens que salvamos; neste sentido eles nos salvarão. Com as palavras do Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, em seu discurso ao CG27: os jovens são a nossa sarça ardente!
    Um pedido, ainda: queremos divulgar o Dia de oração pela Síria, domingo, 8 de maio. Obrigado a todos”!
    Em sinal de solidariedade com a população síria, o Reitor-Mor compartilhou hoje no Facebook o apelo lançado pelo mesmo P. Jabloyan para chamar a atenção sobre o “escândalo” da guerra.
    Vídeo de apelo:

    Fonte: ANS
    www.infoans.org

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Semana Santa nas escolas

    SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0