Recife: Escola Dom Bosco sedia Dia do Jovem Trabalhador
Escola Dom Bosco sediou evento que reuniu mais de 400 aprendizes de 12 entidades formadoras de toda região metropolitana.
O Dia Mundial do jovem trabalhador tem como data oficial o dia 24 de abril, mas em Pernambuco, para coincidir com a Semana Nacional da Aprendizagem, realizada de 02 a 06 de maio, as entidades participantes do FORAP (Fórum Pernambucano da Aprendizagem Profissional ), o decidiram comemorá-lo no dia 05 de maio. 12 entidades formadores da Região Metropolitana de Recife se fizeram presentes com alguns de seus aprendizes.
A programação contou com a a acolhida da Escola Dom Bosco e a fala de abertura de Lusângela Pessoa, auditora fiscal do trabalho. Na ocasião, Lusângela esclareceu sobre a a importância da Lei da Aprendizagem e do esforço que é feito para que os jovens tenham garantias de um bom desenvolvimento como aprendizes nas empresas, sem explorações.
Na sequencia a professora de dança do Instituto Fé e Alegria, num momento lúdico e de integração, fez uma coreografia e Flash Mob, animando os presentes.
Em seguida foi a vez das oficinas, num total de 10, promovidas pelas entidades do FORAP, com opções que variavam desde Customização e Maquiagem a Dança Afro e Mágica.
Sobre a Semana da AprendizagemSemana da Aprendizagem, de 02 a 06 de maio, um evento nacional capitaneado pelo Ministério do Trabalho e que conta, em Pernambuco, com a organização do Fórum Pernambucano da Aprendizagem Profissional (Forap) e do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco (Fepetipe). A Escola Dom Bosco integra estes dois Fóruns.
Destacamos que no dia 04 de maio, o TRT-PE, o Ministério Público do Trabalho (MPT-PE) e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PE), juntamente com o Fepetipe) e o Forap, realizaram no dia 4 de maior uma audiência pública, com a participação de entidades governamentais e não-governamentais que atuam no segmento, empresas, imprensa e sociedade civil. A diretora executiva da Escola Dom Bosco, Mirelly Silva e a coordenadora da Aprendizagem, Jaqueline Oliveira, participaram do evento.
Sobre o FORAPO FORAP não possui personalidade jurídica própria, constituindo-se como um espaço de articulação social de entidades governamentais e não governamentais e privadas, assim como organizações sociais. O Fórum tem a finalidade de desenvolver, apoiar e propor ações voltadas para a inclusão digna e segura de jovens como aprendizes em Pernambuco, em especial aqueles encontrados em situação irregular de trabalho infantil, bem como aqueles em situação de vulnerabilidade.
Por: Jakeline Lira
Comentários
Postar um comentário