Aracaju e Salvador: dia do índio e a história do Brasil


ARACAJU PROMOVE AÇÃO DIDÁTICA DE HISTÓRIA DO BRASIL
Em alusão ao Dia do Índio e ao Descobrimento do Brasil, foi desenvolvido no Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, de Aracaju/SE, a Ação Didática “Semana da História do Brasil”. Nela foram desenvolvidas atividades pedagógicas nos segmentos: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II.
Na Educação Infantil realizaram-se atividades como: Rodas de Conversa, Pesquisas, Apresentação de Vídeos, Recontos através de Desenhos, Confecção de Cartazes/Maquetes e Apresentações Artísticas (coreografias e teatro).
No Ensino Fundamental I e II foi trabalhado ao longo da semana o tema “A Moda se comunica”, passeando pela história desde os povos indígenas em 1500 até os tempos atuais, seu conceito e representação junto aos diversos grupos sociais ao longo destes últimos cinco séculos. Os alunos produziram materiais que foram expostos no hall do auditório e aconteceu também o desfile com avatares históricos, entre eles: Índios Brasileiros, Pedro Álvares Cabral, Pero Vaz de Caminha, Escravos, Chica da Silva, Tiradentes e Portugueses, demonstrando as diferenças em suas vestimentas e a representação que elas davam ao status social de cada um.
A Ação Didática que envolveu os três segmentos de ensino foi bastante positiva para o aprendizado dos alunos.





* Texto por: Arilson Cardoso, Andreza Nonato e Ana Paula Yajima.

SALVADOR: Dia do Índio no Salesiano

Elisane Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0