Mundo Salesiano: Congregação promove curso para Delegados da Pastoral Juvenil

Entre os dias 16 e 27 acontece em Roma e em Turim, na Itália, a Escola para delegados da Pastoral Juvenil Salesiana. Participam do Brasil cinco sacerdotes, dentre eles o P. Eudes Barreto, delegado da PJS de nossa Inspetoria.

Foto1 e 3: Facebook do P. Antonio Ribeiro
O Dicastério para a Pastoral Juvenil Salesiana (PJS) veio acompanhando as Inspetorias Salesianas com animação sistemática e contínua – explicou o P. Fábio Attard, Conselheiro Geral para a PJ –: é um compromisso que nos cabe para fortalecer o conhecimento e a aplicação do modelo pastoral da Congregação. Esta Escola se coloca na perspectiva de acompanhar, promover, fornecer instrumentos, visando uma ação fundamental para o trabalho salesiano na Pastoral”.
Foto: infoANS
O P. Daniel García SDB, membro do Dicastério para a PJ, explicou que “da Escola de PJS participam 53 Delegados Inspetoriais vindos de todo o mundo: 9 da África-Madagascar; 9 da América Cone Sul; 10 da Interamérica; 7 da Ásia Leste-Oceânia; 5 da Ásia Sul, 7 da Europa Centro Norte; e 6 (entre Salesianos e Leigos) da Região Mediterrânea. A eles se acrescentem mais treze pessoas (entre palestrantes e guias de laboratórios/oficinas, inclusive alguns membros do Dicastério)”.
Três os desafios do encontro: promover entre os Delegados Inspetoriais de PJS uma ampla compreensão dos elementos fundamentais do patrimônio salesiano associado a esse serviço de Animação Pastoral, em linha com o “Quadro de Referência” para PJS. O segundo desafio é fornecer competências adequadas e habilidades chaves para a animação, gestão e coordenação educativo-pastoral das pessoas, dos grupos e das comunidades educativo-pastorais. E, terceiro, favorecer o crescimento pessoal através da reflexão e da interiorização acerca das experiências, e a redescoberta das motivações.
“A Escola para Delegados de PJS segue um sistema de formação modular, com três áreas principais que promovem uma experiência multidisciplinar. Esta configuração permite sintetizar os conhecimentos necessários, a experiência prática (know-how) para o serviço de Delegado e outros aspectos de sua pessoa” – acrescentou o P. Miguel Ángel García, do Dicastério para a PJS.

No dia 24, o grupo teve oportunidade de participar da Festa de Nossa Senhora Auxiliadora em Turim, junto ao Reitor-Mor.

Fonte: ANS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0