Participação salesiana no III Forúm Nacional de Comunicação e Marketing da ANEC

Comunicadores de diversas inspetorias salesianas participaram do evento


O III Fórum Nacional de Comunicação e Marketing da ANEC (Associação Nacional de Educação Católica do Brasil) foi realizado no Colégio Damas, no Recife, PE, nos dias 11 a 13 de maio. Profissionais de várias partes do Brasil participaram do evento que teve como tema: “Ética na Era Digital”. 
Os participantes foram acolhidos ao som do frevo, com a orquestra do Centro Social Dom João Costa, que é mantido pelas Religiosas da Instrução Cristã.
A solenidade de abertura foi iniciada com um momento de espiritualidade, seguido da composição da mesa: diretor 1º tesoureiro da ANEC, padre Roberto Duarte Rosalino, diretora 2º vice-presidente da ANEC, irmã Eulália Maria Wanderley de Lima, diretora do Colégio Damas, irmã Alcilene Fernandes, e a diretora da Faculdade Damas, irmã Miriam Vieira.
A PhD em Artes pela USP e coordenadora do MBA em Marketing da HSM Educação, Martha Gabriel, foi responsável pela primeira palestra. Ela falou sobre “Ética na Comunicação na era digital”.
O segundo dia começou com a santa missa presidida pelos padres Roberto Duarte Rosalino e Nilvado Luiz Pessinatti, SDB, inspetor salesiano do nordeste. Na sequência, o assessor Jurídico da Associação das Religiosas da Instrução Cristã e membro do Grupo de Trabalho de Assessores da ANEC, doutor Helder Nascimento, falou sobre Direito Digital, chamando a atenção do grupo para pontos como: direito de imagem, direitos autorais, comunicação enganosa e o que é lícito e ilícito.
No intervalo, o Grupo de Capoeira Raízes do Brasil fez uma animada apresentação.
A segunda palestra da manhã foi com a doutora e mestre em Comunicação Social pelo PPGCOM/UFPE, Izabela Domingues, que desenvolveu o tema “O lado bom da força: marcas e éticas na era digital”. A partir de uma série de vídeos breves, a assessora apresentou pontos muito interessantes relativos à publicidade clássica e às novas dinâmicas publicitárias, enfatizando, dentre outras coisas,  os três bens mais escassos no mundo atual: o tempo, a atenção e a confiança; e os desdobramentos no cotidiano das Instituições.
Nos momentos seguintes os participantes tiveram workshops sobre diversos assuntos: tais como: planejamento do marketing digital, com o coordenador de Comunicação da PUC/Campinas, Alcino Júnior; como sobreviver nas redes sociais, com a jornalista Cybeli Moraes; e design thinking: criatividade e inovação, com o coordenador de empreendimentos da UNISAL, Leandro Costa.
No encerramento, o GT de Comunicação da ANEC fez um balanço do evento, destacando os pontos fortes.
Participaram do Fórum cerca de 150 pessoas dentre estas comunicadores da Família Salesiana (FMA/SDB) das Inspetorias de Recife, São Paulo e Rio de Janeiro.  
A irmã Ana Teresa Pinto,  inspetora da Inspetoria Nossa Senhora da Penha (RJ) e inspetoria referente da Comunicação em âmbito nacional, assim como o Pe. João Carlos, diretor executivo da Rede Salesiana Brasil - Comunicação também participaram do evento .

Irmã Cláudia Pianes Campos, FMA
(Com acréscimos da Redação NH)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0

106 anos do Salesiano Aracaju