Equador – Um mês depois do terremoto: “Ainda espero um dia recuperar minha casa”

(ANS – Manta) – A um mês do terremoto ao norte do Equador, na área de Manta, a situação continua quase a mesma. A reconstrução é lenta: mais difícil do que começar de novo. Recordando: foram 661 as vítimas fatais; 33.757 as pessoas que sofreram danos; e, segundo os dados da Secretária Nacional para a Gestão dos Riscos, 10.924 os edifícios caídos ou danificados. Muitas famílias continuam vivendo em tendas ou em casas improvisadas: quase todos têm muito de que... contar e recontar.
Juan Carlos Macias. Sua casa ficava na zona zero, de Tarqui, havendo nela agora afixada a ordem de demolir: “O sacrifício de muitos anos de trabalho veio abaixo em menos de um minuto... É frustrante!”. Juan Carlos é médico de profissão e escoteiro salesiano desde a idade de 14 anos. Diz que sempre gostou de fazer voluntariado, servir os outros, especialmente os mais necessitados. Embora tenha perdido tudo, presta assistência médica gratuita na Paróquia Nossa Mãe do Rosário, de Manta.
O mesmo diga-se de Yadira Chávez quanto à primeira parte: ainda não esqueceu daquele menos de um minuto que lhe mudou a vida para sempre. Deve agora dividir o pequeno cômodo com o filho, Javier, que estuda no Instituto salesiano São José, de Manta: “Não sei se meu filho poderá estudar este ano, porque perdi o trabalho; meu dinheiro acabou. (.…) Enquanto as paredes vinham abaixo e a terra se abria, com meu filho começamos a rezar e não nos aconteceu nada!”.
Também Jorge Ferrín perdeu a casa. “Sobrevivemos ao terremoto. Mas não temos absolutamente nada. Tem-se a sensação de ser um recém-nascido: V. se vê aí, sem nada... E precisa de alguém que o ajude, o proteja, a fim de ir para frente. (.…) Precisaria que me dessem uma oportunidade de trabalhar para poder pagar o estudo de minha filha”.
Perante tal realidade, a Comunidade Salesiana do Equador está trabalhando e pedindo ajuda para dar u’a mão a todos aqueles que perderam a casa ou alguma pessoa querida.
A um mês do terremoto as necessidades são quase as mesmas. E tantas! Precisa-se de ajuda para que as crianças, os jovens, os adultos, possam continuar a sonhar e a realizar o seu futuro.

VÍDEO PARA SENSIBILIZAR E FAZER A FAMÍLIA SALESIANA CONHECER A REALIDADE DEPOIS DE UM MÊS

O Audiovisuales Don Bosco produziu um ótimo vídeo com relatos, explicações e entrevistas e todo trabalho salesiano neste mês pós-terremoto. A Congregação Salesiana também pede a colaboração de toda América Salesiana neste sentido de unir esforços e colaborar com a obra salesiana local. Nossa inspetoria, atendendo este chamado, irá iniciar nos próximos dias sua campanha (parte do material já disponível no Blog: https://emergenciaequador.wordpress.com/).
Vejamos o Vídeo:

Fonte: ANS / Salesianos Ecuador

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0