Natal: proposta bilingue do Salesiano motiva alunos para aprendizado de um segundo idioma
“Pencil, eraser, case, ruler…”, a teacher vai
listando e as crianças, sentadas em um grande círculo, vão organizando
os materiais que serão utilizados para uma dinâmica específica da aula
que compõe o ensino bilíngue do Colégio Salesiano. Animados e atentos,
os educandos participam com entusiasmo daEnglish class.
O programa bilíngue implantando este ano nos Colégios Salesianos, Dom Bosco e São José, está sendo realizado em parceria com a Internacional School,
rede especializada no ensino bilíngue para escolas regulares e
contempla alunos do Fundamental Anos Iniciais ao Ensino Médio. “Cada
curso tem uma proposta anual dividida em aulas de 50 minutos, conduzidas
exclusivamente em inglês, todos os dias da semana. O programa se baseia
na metodologia CLIL (Content Language and Integrated Learning)
que alia o aprendizado do inglês ao dos outros conteúdos curriculares
de interesse dos alunos como geografia, matemática, ciências e biologia,
por exemplo”, explica Delanne Paulino, coordenadora do bilíngue no
colégio.
Com
aulas dinâmicas e lúdicas, os alunos são estimulados ao desenvolvimento
das habilidades orais, de escrita, leitura e compreensão auditiva. Além
disso, o programa desenvolvido é parceiro da LEGO Education,
onde os brinquedos LEGO são utilizados constantemente para o
aperfeiçoamento do aprendizado, aliando diversão à prática do idioma.
Especialistas
indicam que o estudo de uma segunda língua na infância é
comprovadamente importante para ampliar a visão de mundo do estudante e o
desenvolvimento das suas funções cognitivas. “A criança aprende inglês
de forma natural e espontânea e, quanto mais cedo iniciar, mais fácil
tende a se aproximar de um falante nativo da língua”, pontua Delanne. A
coordenadora ressalta ainda, que a participação da família acompanhando e
estimulando a evolução do educando são essenciais para o bom
desenvolvimento do segundo idioma.
Em
um mundo cada vez mais globalizado, aprender um segundo idioma, como o
inglês, deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade. São
novas culturas, possibilidades, conhecimentos e compartilhamentos à
disposição para potencializar de forma saudável o amadurecimento e
crescimento intelectual de crianças e adolescentes. Então, let’s go to the English class!
Por: Cileide Siqueira
Comentários
Postar um comentário