Natal: proposta bilingue do Salesiano motiva alunos para aprendizado de um segundo idioma


Pencil, eraser, case, ruler…”, a teacher vai listando e as crianças, sentadas em um grande círculo, vão organizando os materiais que serão utilizados para uma dinâmica específica da aula que compõe o ensino bilíngue do Colégio Salesiano. Animados e atentos, os educandos participam com entusiasmo daEnglish class.
O programa bilíngue implantando este ano nos Colégios Salesianos, Dom Bosco e São José, está sendo realizado em parceria com a Internacional School, rede especializada no ensino bilíngue para escolas regulares e contempla alunos do Fundamental Anos Iniciais ao Ensino Médio. “Cada curso tem uma proposta anual dividida em aulas de 50 minutos, conduzidas exclusivamente em inglês, todos os dias da semana. O programa se baseia na metodologia CLIL (Content Language and Integrated Learning) que alia o aprendizado do inglês ao dos outros conteúdos curriculares de interesse dos alunos como geografia, matemática, ciências e biologia, por exemplo”, explica Delanne Paulino, coordenadora do bilíngue no colégio.
Com aulas dinâmicas e lúdicas, os alunos são estimulados ao desenvolvimento das habilidades orais, de escrita, leitura e compreensão auditiva. Além disso, o programa desenvolvido é parceiro da LEGO Education, onde os brinquedos LEGO são utilizados constantemente para o aperfeiçoamento do aprendizado, aliando diversão à prática do idioma.
Especialistas indicam que o estudo de uma segunda língua na infância é comprovadamente importante para ampliar a visão de mundo do estudante e o desenvolvimento das suas funções cognitivas. “A criança aprende inglês de forma natural e espontânea e, quanto mais cedo iniciar, mais fácil tende a se aproximar de um falante nativo da língua”, pontua Delanne. A coordenadora ressalta ainda, que a participação da família acompanhando e estimulando a evolução do educando são essenciais para o bom desenvolvimento do segundo idioma.
Em um mundo cada vez mais globalizado, aprender um segundo idioma, como o inglês, deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade. São novas culturas, possibilidades, conhecimentos e compartilhamentos à disposição para potencializar de forma saudável o amadurecimento e crescimento intelectual de crianças e adolescentes. Então, let’s go to the English class!

Por: Cileide Siqueira



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0