Ceará: Radios Salesianas participaram do Muticom regional

O MUTICOM teve como tema “Comunicação e o Anúncio da Misericórdia”, em alusão ao ano da misericórdia proclamado pelo Papa Francisco.
 Roberta Farias (jornalista da Rádio Dom Bosco),
 Dom Vasconcelos (bispo da Diocese de Sobral-CE),
Betânia Silva ( Paróquia Santa Luzia, em Fortaleza) e
Janaína Bezerra (Redes Sociais da Rádio Dom Bosco).


O poder da palavra, comunicação na igreja e evangelização na modernidade. Esses três pilares foram temas-base para o II Mutirão de Comunicação Regional Nordeste I, da CNBB, realizado no período de 4 a 6 de março no município do Crato, no Cariri. Ao todo, 7 dioceses enviaram representantes. No anterior, havia apenas a participação de 3. Somente de Fortaleza, foram enviados 43 representantes de variadas regiões episcopais. As rádios educativas salesianas Dom Bosco (Fortaleza) e Padre Cícero (Juazeiro) participaram e  também cobriram todo evento.

Neste ano, o MUTICOM teve como tema “Comunicação e o Anúncio da Misericórdia”, em alusão ao ano da misericórdia proclamado pelo Papa Francisco. Dom Vasconcelos, Bispo de Sobral e referencial da comunicação no Regional Nordeste I da CNBB, abriu o encontro na noite de sexta-feira, e palestrou sobre a relação de Deus, que é amor e comunicação. “Se nós afirmamos que Deus é relação, Deus é vida, é a palavra, é amor, nós podemos afirmar que Deus é comunicação. E o que Deus nos comunica? Deus comunica a si próprio. Comunica o seu ser, a vida”, disse Dom Vasconcelos.

O segundo dia de encontro contou com uma Santa Missa logo pela manhã, presidida por Dom Vasconcelos e concelebrada por padres que fazem parte da Diocese do Crato. Após a celebração, foi a vez da palestrante Irmã Élide Maria Fogolari, pertencente à Congregação das Irmãs Paulinas, falar sobre a sua contribuição para a elaboração do Documento 99 da CNBB: o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil. O documento é composto por dez capítulos e propõe à igreja ampliar suas relações com a comunidade humana, na perspectiva da cultura do encontro.

“A questão da interdisciplinaridade do texto é por que ele dialoga com todas as ciências, com a sociologia, antropologia, a política, dialoga com a sociedade. O Diretório não trabalha só com a comunicação da Igreja, ele se volta para a comunicação na sociedade”, afirmou a Ir. Élide, sobre o documento. Em outras palavras, o diretório propõe o envolvimento com as pessoas e a sociedade na qual se vire condição essencial para toda uma ação evangelizadora.

No domingo, após a Santa Missa, foi realizada a última palestra do MUTICOM: A Igreja Virtual, ministrada pelo jornalista Paulo Giraldi, da assessoria de comunicação da CNBB. Paulo reconhece que a igreja sofre com certas limitações de aparatos tecnológicos - enquanto ferramentas, para um investimento - mas em meio às dificuldades, é preciso não desanimar e buscar a modernização da igreja virtual. “Há caminhos, há como fazer. Temos programas de softwares livres, redes sociais que podemos usar, com baixo custo, nós temos aplicativos, para evangelizar. Então, nós temos um aparato de ferramentas mas é preciso, principalmente, pra vencer o desafio é a motivação pessoal”, declarou Paulo Giraldi.

O encontro também contou com a organização de grupos de trabalho, no qual cada participante teve a oportunidade de discutir e debater ideias em diversas áreas da comunicação. A assessora de comunicação da Arquidiocese de Fortaleza, Marta Andrade, avalia o encontro como positivo, e enfatizou o interesse dos participantes em adquirir mais conhecimento através do encontro. “Foi uma nova experiência de comunhão, de participação e de compromisso com a comunicação na Igreja. Aqui nós vimos várias experiências de comunicação tentando e querendo cada vez mais acertar”, declarou Marta.

Ao final do encontro, foi anunciada a nova Coordenação da Pastoral da Comunicação (Pascom) que tem agora no comando, Alex Ferreira, que antes atuava como secretário da pastoral. O MUTICOM Regional CNBB Nordeste I acontece de dois em dois anos, e pastorais, dioceses, membros da Pascom, de emissoras de rádio e televisão católicas são convidadas a participar.


Depoimentos
“Foi muito aprendizado. Tivemos a convivência com outros amigos. Na realidade a gente não sabe muito bem o que é Pascom, enquanto você não vem a um encontro desses. Por que quando você vem, adquire a experiência de um e outro, e você percebe que a sua Pascom é tão pequena, que em um encontro como esse pode haver um crescimento” (Raimunda Betania, paróquia Santa Luzia)

“Foi muito enriquecedor. As experiências, principalmente nos grupos de trabalho” (Gleyson Monteiro, Paróquia Santíssima Trindade, no José Walter)

“Foi além do que eu esperava, os palestrantes altamente capacitados. O que eu mais queria era o assunto da Liturgia. Tô muito feliz de ter participado e grata a Deus por esse momento” (Socorro Agapito, empresária do ramo de confecção, residente no bairro Élery)


Por:  Roberta Farias, jornalista da Rádio Dom Bosco. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0