Comemorações do dia da Mulher nas casas salesianas

SALESIANO - RECIFE

Comemorações lembra papel da mulher na atualidade

Nesta terça-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, estudantes, educadoras e mães receberam homenagens, mas também tiveram a oportunidade de fortalecer a importância de seu papel na sociedade, ouvindo palestra sobre o papel delas na atualidade.

Logo bem cedo, no bom dia do Fundamental I, crianças representaram as mulheres mais importantes de suas vidas (mães, avós, etc), vestindo-se como elas, e recitando um poema em sua homenagem. Os feras do Ensino Médio receberam as ativitas da Secretaria da Mulher  e do Centro de Referência Clarice Lispector, Juliana Lins e Tânia Negromente, que relembraram a importância dos movimentos feministas para a reorganização  do papel da mulher nas sociedades. Nesse sentido, falaram da Lei Maria da Penha, enquanto marco determinante de luta contra a violência doméstica.

De acordo com a psicóloga Juliana Lins, há  cinco tipos de violência doméstica: Física, psicológica, sexual, moral e patrimonial. Nessa perspectiva, usou o filme “Vida Maria” para mostrar como a reprodução de certos valores tem perpetuado determinados comportamentos que contrariam o papel que a mulher precisa assumir e vivenciar nos dias atuais, que é de resistência e luta contra tudo que denigre a sua imagem.  

A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu nos primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto. 


Salesiano Dom Bosco - SALVADOR


O Salesiano é uma empresa que tem em seu quadro funcional mais de 80% de mulheres. Elas são mais que especiais durante todo ano. No entanto, neste 08 de março, o espaço é especialmente delas. Por isso, houve uma mesa redonda cujo tema foi “A mulher na sociedade atual”, participaram desse momento, na Mesa 1: das 8h40mim às 10h20mim, para alunos da 1ª e 2ª série do ensino médio: a psicóloga, Chefe de Setor de Carreira e Remuneração da Secretaria Municipal de Gestão – SEMGE, Ludmila Ramos, a Delegada de Polícia Civil e especialista em gestão em direitos humano, Maritta Silva de Souza, a antropóloga e Representante da marcha do Empoderamento Crespo, Naira dos Santos Gomes. Na Mesa 2 - das 10h50mim às 12h30mim - para alunos da 3ª série do Ensino Médio: a psicóloga, Chefe de Setor de Carreira e Remuneração da Secretaria Municipal de Gestão – SEMGE, Ludmila Ramos, a Delegada de Polícia Civil / especialista em gestão em direitos humano, Maritta Silva de Souza.

Salesiano do Salvador - SALVADOR

O Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré) é uma empresa que tem em seu quadro funcional mais de 80% de mulheres. Elas são mais que especiais durante todo o ano. No entanto, neste 08 de março, o espaço é especialmente delas. Por isso, às 6h30mim, foi celebrada uma missa no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, na qual as mulheres presentes receberam uma linda homenagem e um cartão com bombom. As funcionárias e educadoras do colégio também foram presenteadas com cartões e bombons, além de canções durante o intervalo das aulas. 


Dia da mulher no Centro Educacional Dom Bosco - Gramoré  - NATAL

Ciclo de debates reúne jovens do Centro Educacional Dom Bosco (CEDB) para discutir violência contra Mulher. Essa quarta-feira foi dedicada ao debate sobre cidadania e a defesa dos direitos da mulher.
No período matutino, a promotora e coordenadora do Núcleo de Apoio à Mulher Vítima de Violência Doméstica (Namvid), Érica Canuto falou sobre meios de enfrentamento à violência e exemplos positivos de empoderamento feminino.
À tarde, o debate ganhou uma nova participante, Amélia Freire. Ela é presidente da ONG Maria Maria. O clico de debates teve o apoio fundamental do mandato da deputada estadual Márcia Maia.
*Com informações da Assessoria de Imprensa de Márcia Maia

------------

Por: Coordenação de Comunicação das Casas (Recife, Salvador e Gramoré-Natal)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0