Vida Consagrada Salesiana: Primeiras profissões, renovações e profissões perpétuas marcam final do mês de janeiro

Final do mês de janeiro é um período muito feliz para a congregação salesiana em todo Brasil. Nas proximidades ou durante a festa do santo fundador, São João Bosco, são realizadas as profissões religiosas de diversos jovens que disseram seu sim ao chamado à vida religiosa consagrada. Somando os dois noviciados do Brasil Salesiano em 2015 (Barbacena/MG e Curitiba/PR), 12 jovens passaram a ser Salesianos de Dom Bosco, professando pela primeira vez seus votos de obediência, castidade e pobreza. Já em cada inspetoria (total de 6) vários jovens renovaram por mais um ano suas profissões religiosas e outros já puderam dizer seu sim definitivo, como os jovens Enéas e Marcelo, da nossa inspetoria. Vejamos as  informações  mais detalhadas sobre nossos jovens salesianos do nordeste.

 Curitiba: Primeiras Profissões dos noviços e renovações 

“Senhor, Tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo!” Este foi o lema escolhido pelos cinco jovens noviços que fizeram a Profissão Religiosa na Paróquia Menino Jesus de Praga em Curitiba, no dia 31 de janeiro de 2016. A celebração foi presidida pelo Inspetor Salesiano, P. Asídio Deretti e contou com a presença de salesianos, pais, parentes, amigos e da Família Salesiana. Entre os celebrantes destacamos o Inspetor Salesiano de São Paulo, P. Edson Castilho, o Inspetor Salesiano do Nordeste, P. Nivaldo Luiz Pessinatti e os bispos salesianos eméritos, D. Fernando Legal, D. Hilário Moser e D. Antonio Altieri.
Na homilia, P. Asidio falou sobre o lema escolhido e disse para os jovens que eles “estavam sendo consagrados a Deus para serem como Dom Bosco: educadores e pastores dos jovens. Para cuidarem das ovelhas mais pobres, os jovens, sendo sinais e portadores do amor de Deus para eles. Que eles saibam que são amados!”
Após a homilia os cinco noviços, Bruno Richard Inacio, Denis Alves de Castro, Lucas Lamancusa Pereira (da Inspetoria de São Paulo) e Leandro Francisco da Silva e Yuri Kiuski Rocha da Silva (da Inspetoria do Nordeste) fizeram a profissão religiosa, assinando, em seguida, a ata da mesma. Receberam os cumprimentos dos salesianos presentes na celebração.
Os seminaristas Diego da Silva, Jean Farias, Lucas Afonso Diel, Sharlon Santos de Lucena (BRE) e Teylor Balboeno de Carli renovaram a profissão religiosa por um ano.
Em seguida o P. Cassio Rodrigo de Oliveira fez a Profissão de Fé, assumindo o cargo de Diretor e Mestre de Noviços do Noviciado Imaculada Conceição de Curitiba.
No final da celebração o neo-professo Bruno fez os agradecimentos em nome dos seus colegas. P. Asídio também agradeceu a todos os presentes e apresentou os novos noviços de 2016, junto do o assistente e o Mestre, P. Cassio.
Seguiu-se a homenagem à Nossa Senhora Auxiliadora. Os neo-professos depositaram aos pés da imagem de Maria uma vela acesa, simbolizando o amor à Mãe e Mestra de Dom Bosco e o desejo de serem bons salesianos.
O evento foi encerrado com o almoço de confraternização
(Fonte: Inspetoria Salesiana São Pio X - BPA)

I Retiro anual e renovação dos votos na Colonia Salesiana em Jaboatão

O retiro anual é um momento importante para um salesiano, pois nessa ocasião, de maneira mais intensa, ele "cultiva a união com Deus, consciente da necessidade de rezar sem interrupção, em diálogo simples e cordial com o Cristo vivo e com o Pai, que percebe perto de si" (Constituições Salesianas, 12).
O 1º Retiro Anual de 2016 da Inspetoria este ano foi realizado entre os dias 24 e 30 de janeiro, na Colonia Salesiana, em Jaboatão e contou com a participação de 33 salesianos, grande maioria da formação inicial. Estes, renovaram suas profissões religiosas na noite do dia 29 de janeiro. A Cerimonia presidida pelo novo inspetor, P. Pessinatti, que fez questão de estar presente em todo retiro e à disposição dos formandos para conversas e aconselhamentos. 
Renovaram os votos religiosos como Salesianos de Dom Bosco: Antonio João do Nascimento Neto, Fabiano Bernardino do Nascimento, Jonathan Loureiro de Medeiros, Fábio Luciano de Souza Nascimento, Jefferson  de Oliveira Rodrigues, Flavio Santos de Sena, Rodrigo Antônio de Menezes, José Lopes de Lima junior, Valdemir Augusto dos Santos, Paulo Henrique de Almeida Silva, Raimundo Luan Hadney de Luna Gonçalo, José Wilker França da Silva, Deyvison José de Santana, Ivan Alves da Silva, Josemar Abel Silva de Oliveira Junior

Profissões Perpétuas dos jovens Enéas e Marcelo

No dia 30 de janeiro, os jovens Enéas Araújo Andrade e Marcelo Manoel da Silva fizeram suas profissões perpétuas como Salesianos de Dom Bosco, um momento de graça e alegria para toda Família Salesiana, em especial a Inspetoria do nordeste, a qual pertencem. 
A celebração foi presidida pelo novo Inspetor, P. Nivaldo Pessinatti, que na ocasião representa o Reitor-Mor da Congregação. 
Como todos os anos, a celebração de profissão de Votos perpétuos encerra o I Retiro anual dos Salesianos do nordeste e é realizada na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, na Colônia Salesiana, em Jaboatão.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana Santa nas escolas

SALESIANOS DE DOM BOSCO | PADRE JOSÉ FERREIRA 9.0